Como os retinóides agem contra a acne?
Seja na forma de cremes, géis ou comprimidos, os retinóides ocupam um lugar importante no tratamento da acne, além de terem um efeito antienvelhecimento na pele. Entenda quais retinóides são eficientes contra a acne, como funciona o tratamento e qual é a diferença entre cremes e comprimidos que contêm o ingrediente.
Índice
O que são retinóides?
Os retinóides são derivados da vitamina A e requerem prescrição médica na sua compra. Eles estão entre os remédios mais eficazes contra a acne e as impurezas da pele, pois combinam diferentes mecanismos de ação, podendo neutralizar vários desencadeadores da acne ao mesmo tempo. Entenda as diferenças entre retinóides, retinol e ácido de vitamina A em nossa visão geral do ingrediente ativo “retinol”.
Quais retinóides agem contra a acne?
Ao tratar a acne, é feita uma distinção entre retinóides tópicos (externos) e sistêmicos (internos). Enquanto os retinóides tópicos são aplicados na pele na forma de cremes ou géis, os dermatologistas costumam prescreve retinóides sistêmicos em forma de comprimidos ou cápsulas. Esses retinóides provaram ser, particularmente, eficazes no tratamento da acne:
Retinóides tópicos em cremes e géis:
- Tretinoína (Ácido de vitamina A)
- Adapaleno
- Tazarotes
Retinóides sistêmicos em comprimidos:
- Isotretinoína
Embora os retinóides tópicos tenham resultados, modo de uso e possíveis efeitos colaterais semelhantes, o tratamento com comprimidos de isotretinoína pode ter maiores efeitos colaterais e alguns riscos. Portanto, aconselhamos que você sempre tente primeiro um tratamento tópico e uma abordagem holística. Além de um tratamento em creme ou gel, seus cuidados com a pele, sua alimentação e o seu estilo de vida também estão incluídos na terapia. Você pode ler tudo o que precisa saber sobre o tratamento sistêmico em nossa visão geral do tratamento da acne com isotretinoína.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Quais são os efeitos dos retinóides na acne?
Os retinóides não se limitam a um efeito específico, mas combinam vários efeitos positivos, podendo neutralizar as causas das imperfeições da pele de várias maneiras. No caso da acne, eles agem, principalmente, como:
- Anti-inflamatórios
- Queratolíticos (promovendo a dissolução da camada córnea)
- Comedolíticos (dissolvendo cravos)
- Renovadores das células da pele
Os efeitos dos retinóides são eficazes quando usados em combinação com outros ingredientes ativos. Essas duas combinações de ingredientes ativos são:
- Tretinoína + Clindamicina (antibiótico)
- Adapaleno + Peróxido de benzoíla (BPO)
Com a FORMEL Skin você tem a vantagem de ter um tratamento adaptado à sua pele, de modo que os ingredientes ativos que prometem o maior sucesso na terapia estejam em conjunto desde o início.
Por que os retinóides têm um efeito antienvelhecimento?
Os retinóides estimulam a formação de novas células da pele (queratinócitos), garantindo que ela forme mais colágeno e elastina. Isso pode reduzir e prevenir rugas. Sendo assim, sua pele fica mais elástica e com uma aparência mais jovem. É por isso que o retinóide tretinoína, em particular, também se tornou uma alternativa ao popular retinol nos últimos anos.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Como a acne é tratada com cremes retinóides?
Como os retinóides (tópicos) são eficazes contra cravos, eles são usados, principalmente, no tratamento de formas leves e moderadas da acne. Os dermatologistas confiam na tretinoína, porque ela inibe, efetivamente, a inflamação da pele e remove os cravos. Este ingrediente ativo se provou ser altamente eficaz e tem sido usado há décadas, sendo amplamente testado.
Aplique uma fina camada de creme retinóide nas áreas afetadas da pele uma vez por dia, à noite. É importante que você não desanime no início, porque pode levar algumas semanas até que os retinóides tenham um resultado total. Devido ao efeito de dissolução dos cravos e renovação celular, é, frequentemente, notada a chamada "limpeza da pele". Isto significa que, no início do tratamento, os cravos menores tornam-se mais visíveis até que a textura da pele melhore gradualmente. Muitas vezes, você pode ver os primeiros efeitos positivos entre 4 e 8 semanas. Se você notar algo incomum durante este período, entre em contato com o seu médico.
Ao contrário dos antibióticos, com os retinóides há um risco muito menor de que o seu corpo se acostume com este ingrediente ativo (e desenvolva resistência). Portanto, os tratamento, geralmente, são criados para um período de 20 semanas ou mais.
Quais efeitos colaterais os cremes retinóides podem ter?
Normalmente, os efeitos colaterais ocorrem raramente na forma de irritação na pele, nas áreas onde você aplicou os cremes. Os mais comuns são:
- Pele seca ou descamada
- Coceira ou leve queimação
- Vermelhidão
Cada pele é diferente. Sendo assim, muitas vezes, não há efeitos colaterais ou eles desaparecem após alguns dias, pois sua pele se acostuma rapidamente com o ingrediente ativo. A aplicação regular de um hidratante também desempenha um papel importante no alívio dos sintomas. É importante que você use um hidratante à base de água e certifique-se de que ele não contenha ingredientes comedogênicos (causadores de cravos).
Você deve manter os cremes retinóides longe dos olhos e das membranas mucosas. Além disso, os retinóides aumentam a sensibilidade da pele à luz (fotossensibilização), razão pela qual você deve ficar longe da luz solar direta e da radiação UV, o máximo possível. Use protetor solar com FPS 50, mesmo em dias nublados.
A existência de interações com outros ingredientes ativos e medicamentos pode variar dependendo do retinóide. Desta forma, converse com o seu médico com antecedência sobre o creme que será receitado para você.
Posso tratar a minha acne com retinóides durante a gravidez?
Até agora, os estudos não provaram, conclusivamente, se os retinóides podem ter efeitos no feto quando aplicados localmente na pele. Portanto, os dermatologistas desaconselham o uso de cremes retinóides durante a gravidez ou amamentação.
No caso do tratamento sistêmico com comprimidos de isotretinoína, o seu efeito teratogênico foi amplamente documentado. Como sempre, há uma discussão preliminar abrangente antes do tratamento com isotretinoína. Em casos de uma gravidez existente ou planejada, ela também é descartada.