Como o adapaleno atua contra a acne?
Os retinoides (derivados da vitamina A) ocupam um dos lugares mais importantes no tratamento moderno da acne. Entre eles, o adapaleno se destaca por sua rápida eficácia e poucos efeitos colaterais. Vamos te contar como ele age contra a acne e outras imperfeições da pele, como usá-lo e por que este ingrediente ativo também funciona como agente antienvelhecimento contra rugas.
Índice
O que é o adapaleno?
O adapaleno pertence a um grupo de ingredientes ativos chamados retinóides (derivados da vitamina A) e, geralmente, é prescrito como creme ou gel para o tratamento da acne de graus leve e moderado. Uma vez que ele é muito bem tolerado por muitas pessoas, o adapaleno é adequado para uma abordagem holística de tratamento, na qual a terapia tópica (externa) é complementada com ajustes nos cuidados com a pele, estilo de vida e alimentação.
Como o adapaleno age contra a acne?
Este ingrediente ativo tem propriedades queratolíticas, comedolíticas e anti-inflamatórias. Este conjunto de efeitos é atribuído a ele, uma vez que impede a queratinização excessiva da pele, previne a formação de microcomedões (micro-cravos) nos folículos pilosos ao afrouxar as conexões celulares e reduz a produção de ácido araquidônico pró-inflamatório no organismo. Ao mesmo tempo, o adapaleno também impede que os glóbulos brancos penetrem nas áreas acometidas da pele, o que significa que menos pus irá se formar e a inflamação será menos grave.
Como parte do grupo dos retinóides, ele também tem um efeito antienvelhecimento. Ao estimular a formação de colágeno e elastina, ele rejuvenesce a pele e combate ativamente as rugas.
Primeiros resultados após 6 semanas
Na FORMEL Skin, um médico especialista te acompanha durante todo o tratamento e ajusta os ingredientes ativos da sua fórmula individual. Mesmo que cada pele seja diferente, aqui você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Como tratar a acne com o adapaleno?
Como o adapaleno é eficaz, sobretudo, contra os cravos, ele é usado principalmente em forma de creme no tratamento de acne leve ou acne comedogênica. Se você também apresenta pápulas isoladas (nódulos inflamatórios) ou pústulas (bolhas de pus/espinhas), o seu dermatologista provavelmente vai prescrevê-lo na forma de gel. As dosagens ficam em uma faixa entre 0,1 e 0,3%. Como ambos os ingredientes ativos, geralmente, alcançam bons resultados juntos, o adapaleno é, frequentemente, combinado com o peróxido de benzoíla.
Tanto em creme quanto em gel, você deve aplicar uma camada fina do produto na pele limpa uma vez ao dia, à noite. Os primeiros resultados já poderão ser notados entre 4 e 8 semanas. Ao contrário dos antibióticos, há um risco muito menor de desenvolver resistência durante o período de tratamento. Isso significa que seu corpo não se acostuma rapidamente com o ingrediente ativo e ele permanece eficaz por mais tempo. Desta forma, o adapaleno também é, frequentemente, usado para tratamentos de longo prazo (> 20 semanas).
Importante: nas primeiras semanas, pode ocorrer uma reação chamada “skin purging”. Isso significa que, primeiro há uma piora da acne e até os menores cravos ficam visíveis. Não se assuste com isso, esse não é um efeito colateral e mostra que o tratamento está funcionando.
Sua solução para uma pele perfeita
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Quais são os efeitos colaterais de cremes e géis com adapaleno?
Estudos mostraram que o adapaleno age tão rapidamente quanto a tretinoína e é bem tolerado na maioria dos casos. No entanto, ainda existem possíveis efeitos colaterais, dos quais você deve estar ciente antes de iniciar o tratamento. Isso inclui:
- Pele seca;
- Vermelhidão e sensação de calor;
- Descamação;
- Leve queimação ou coceira.
Cada pele é diferente, sendo assim, os possíveis efeitos colaterais podem não se manifestar de forma igual e, de maneira geral, diminuem rapidamente à medida que sua pele se acostuma com o ingrediente ativo. Experiências com muitos pacientes também mostraram que o tratamento normalmente ocorre sem efeitos indesejáveis ou que a aplicação de um hidratante pode ajudar a aliviá-los significativamente. No entanto, você deve sempre certificar-se de que seu hidratante é à base de água e não contém ingredientes comedogênicos, que levam ao entupimento dos poros. Se você ainda notar algo incomum ou se a irritação da pele for grave, é melhor entrar em contato com o seu dermatologista.
Além disso, durante o tratamento, você também deve garantir que os cremes ou géis de adapaleno não entrem em contato com os olhos, membranas mucosas ou pele lesionada (como queimaduras solares). Você também deve evitar tanto quanto possível exposição prolongada ao sol ou radiação UV forte, pois o adapaleno pode ter um efeito fototóxico (efeito nocivo da exposição ao sol) na pele, o que pode causar irritação severa. Por isso, é aconselhável se cobrir bem e aplicar protetor solar com fator de proteção alto (FPS 50) mesmo em dias nublados.
Tratamento contra a acne e espinhas
Com o tratamento personalizado da FORMEL Skin, te oferecemos um produto personalizado, cujos ingredientes ativos se adaptam perfeitamente à sua pele.
Posso aplicar creme com adapaleno durante a gravidez?
Mesmo que ainda exista uma discussão a este respeito e o adapaleno já esteja disponível sem receita médica nos EUA, por exemplo, a venda no Brasil ocorre sob prescrição médica. Ainda não foi suficientemente demonstrado como o adapaleno afeta a gravidez e se poderia ter um efeito teratogênico (prejudicial ao feto). Portanto, os dermatologistas desaconselham o tratamento da acne com cremes ou géis à base desse ingrediente durante a gravidez ou amamentação.