Como os comprimidos de isotretinoína agem contra a acne?
A isotretinoína é um dos remédios mais eficazes contra as formas graves de acne; no entanto, ela é apenas prescrita por dermatologistas em casos considerados emergenciais. Te contamos aqui o motivo disso, quais são seus riscos e por que você deve tentar uma abordagem holística antes de se decidir por este tratamento.
Índice
O que é isotretinoína?
O composto ativo isotretinoína pertence aos retinoides (derivados da vitamina A), está presente naturalmente no corpo e garante um crescimento celular mais rápido. Como atua simultaneamente em vários gatilhos da acne e outras condições de pele, ele é um dos remédios mais eficazes contra a acne grave. Diferentemente de outros retinoides tópicos, como a tretinoína ou o adapaleno, ela, geralmente, não é aplicada na pele como cremes ou géis, mas sim na forma de comprimidos.
Como a isotretinoína atua contra a acne?
O efeito da isotretinoína pode ser dividido em duas etapas diferentes: enquanto alterações nas glândulas sebáceas e folículos pilosos são induzidas em um primeiro momento, a segunda fase envolve o aumento da produção de componentes estruturais (como o colágeno) dentro da pele. Assim, a ingestão deste medicamento resulta em um amplo leque de efeitos, como:
- Redução ou normalização da produção de sebo;
- Eliminação de distúrbios de queratinização da pele;
- Estímulo da regeneração celular;
- Combate às bactérias;
- Alívio de quadros inflamatórios.
A isotretinoína é um dos medicamentos com impacto direto na produção de sebo, atuando, dessa forma, ativamente contra um dos principais causadores da acne. A produção reduzida de sebo significa que há menos bloqueios nos dutos de saída de gordura da pele, o que resulta em menos cravos (comedões).
Como a isotretinoína estimula, em especial, o crescimento de células nas camadas superiores da pele (epiderme), ela relaxa a camada córnea e leva à descamação. Este efeito torna-se particularmente nítido durante o chamado “skin purging": nas primeiras semanas, a pele parece deteriorar-se e até mesmo os menores cravos tornam-se mais visíveis. Isso acontece porque os sintomas inicialmente pioram e só então o processo de regeneração começa. No entanto, isso não é um efeito colateral, mas um sinal de que o tratamento está funcionando bem.
Como a acne é tratada com comprimidos de isotretinoína?
Embora a isotretinoína também possa ser usada topicamente na forma de cremes ou géis contra a acne leve, ela é muito mais comumente usada em forma de comprimido para o tratamento interno (sistêmico) da acne moderada a grave.
A dose inicial é, normalmente, de 0,5 miligrama de isotretinoína por quilograma de peso corporal por dia. Se essa quantidade não funcionar, o dermatologista pode aumentá-la para até 1 miligrama por dia. A dose inicial é testada, inicialmente, por um período de 4 semanas e, se funcionar, mantida por um período de 2 a 3 meses. Se o tratamento for bem sucedido, ele será reduzido em 0,1 miligrama a cada mês para uma dose de manutenção de longo prazo entre 0,05 e 0,1 miligrama por dia.
Como cada pele é diferente, o tempo total de tratamento sempre pode variar. Geralmente, sua duração é fixada de 15 a 20 semanas, mas experiências mostram que, muitas vezes, é necessário um enfrentamento em duas etapas: um primeiro ciclo de, aproximadamente, 6 meses, que é então complementado por um segundo ciclo.
Primeiros resultados após 6 semanas
Com a FORMEL Skin você conta com acompanhamento médico constante durante todo o tratamento, com profissionais que ajustam individualmente, os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, você verá os primeiros resultados após apenas 6 semanas.
Quais efeitos colaterais a isotretinoína pode causar?
Devido aos possíveis efeitos colaterais, a terapia com isotretinoína é um dos métodos de tratamento que são utilizados apenas quando outros não mostram o efeito esperado. Portanto, se você ainda não experimentou outras estratégias, aconselhamos que você comece com uma terapia menos agressiva em combinação com uma abordagem holística. Seu dermatologista prescreverá primeiro medicamentos em forma de creme ou gel, cujo uso você pode apoiar fazendo ajustes direcionados à sua alimentação, cuidados com a pele e estilo de vida.
Embora a terapia com isotretinoína seja, frequentemente, associada a mudanças de humor e depressão, essa conexão ainda não foi comprovada cientificamente. No entanto, experiências mostram que os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer:
- Pele seca, vermelhidão e descamação;
- Membranas mucosas secas;
- Infecções labiais;
- Comichão na pele;
- Alterações temporárias no hemograma;
- Dores musculares e articulares;
- Sensibilidade aumentada à luz.
Como também existem algumas interações com outros medicamentos, o tratamento com isotretinoína não é possível se, pelo menos, um dos seguintes pontos se aplicar a você:
- Gravidez, amamentação ou planejamento de uma gravidez em um futuro próximo;
- Doença hepática ou renal;
- Ingestão de medicação do grupo de antibióticos tetraciclina (a interação pode aumentar a pressão intracraniana);
- Consumo de outras preparações à base de vitamina A (risco de sobredosagem);
- Realização de terapia de luz ao mesmo tempo (aumento da sensibilidade à luz).
Os comprimidos de isotretinoína só estão disponíveis mediante apresentação de receita médica e só são prescritos após uma consulta preliminar detalhada com um dermatologista, com exclusão de todos os riscos possíveis (como gravidez existente ou planejada) e em combinação com exames médicos regulares.
Sua solução para uma pele perfeita
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Quais são os riscos da isotretinoína durante a gravidez?
Embora cravos e espinhas não sejam incomuns durante esse período, a acne não deve, sob nenhuma circunstância, ser tratada com isotretinoína durante a gravidez ou amamentação. Na forma de comprimido, esse ingrediente ativo tem um efeito teratogênico (prejudicial ao feto) e, portanto, pode causar consequências significativas a longo prazo na criança. Como parte da consulta preparatória para o tratamento com isotretinoína, uma gravidez existente ou planejada deve, portanto, sempre ser descartada, razão pela qual um teste de gravidez negativo geralmente deve ser esperado antes da primeira prescrição.
Posso usar pílulas anticoncepcionais durante o tratamento com isotretinoína?
Estudos mostram que você pode usar contraceptivos hormonais enquanto estiver tomando isotretinoína sem que nenhum dos efeitos diminua. Isso foi demonstrado tanto para contraceptivos hormonais à base de progesterona quanto para pílulas anticoncepcionais combinadas.