Pele com imperfeições: tipos, causas e tratamento
Se você acessa fóruns e blogs de cuidados com a pele, pode ter tido a impressão de que há uma separação entre termos como acne, espinhas e imperfeições da pele — o que nem sempre é compreensível.
Aqui você pode entender a real conexão entre a pele e suas imperfeições, além de descobrir como a acne e as manchas se desenvolvem. Utilizamos uma abordagem de tratamento holístico que pode, efetivamente, ajudar você a eliminar esses problemas.
7 subcategorias
Pele impura no rosto
O que ajuda a tratar a pele impura do rosto?
Dermatite perioral
Como a dermatite perioral é, efetivamente, tratada?
Milium
O que ajuda contra o milium (cistos) no rosto?
Pele oleosa
O que posso fazer para tratar a pele oleosa?
Substâncias comedogênicas
Substâncias comedogênicas: como elas agem na acne e em espinhas?
Poros dilatados
O que ajuda no controle dos poros dilatados do rosto?
Mapeamento facial
Mapeamento facial: qual é o significado das suas espinhas no rosto?
Índice
Afinal, o que são imperfeições da pele?
De fato, do ponto de vista dos dermatologistas, o termo "imperfeições da pele" abrange sintomas que podem ocorrer como parte de uma acne comum (acne vulgar), que incluem cravos e espinhas típicos, mas também sintomas inflamatórios mais graves.
Formas de imperfeições da pele:
- Pele oleosa;
- Cravos (comedões): pontos brancos ou pretos causados por glândulas sebáceas bloqueadas;
- Pústulas: cavidades cheias de pus, também conhecidas coloquialmente como espinhas;
- Pápulas (nódulos): lesões palpáveis menores (<1 cm) que podem variar em cor e dureza;
- Nódulos: alterações teciduais (> 1 cm);
- Fístulas: passagens entre a pele e outros órgãos;
- Abscessos: nódulos fechados de pus.
Causas: como se formam as imperfeições da pele?
As imperfeições da pele geralmente têm causas hormonais. Um excesso de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) garante que a relação com os hormônios sexuais femininos fique desequilibrada. Uma das consequências é o aumento da produção sebácea (produção de gordura da pele) e, ao mesmo tempo, o aumento da cornificação da pele. Isso resulta em bloqueios da produção sebácea que se tornam visíveis como são os cravos (comedões). Se estes cravos entrarem em contato com bactérias, geralmente ocorre uma inflamação que, por sua vez, causa espinhas e outras impurezas da pele.
Essas oscilações hormonais são desencadeadas pela puberdade, interrupção do uso da pílula anticoncepcional, gravidez ou menopausa. Essas também são razões pelas quais as imperfeições da pele podem ocorrer não apenas durante a puberdade, mas em todas as fases da vida.
Estudos mostram que a predisposição básica para manchas na pele também pode ser hereditária. Fatores como cosméticos com ingredientes comedogênicos (que entopem os poros, como o óleo de parafina ou a lanolina acetilada), o uso de certos medicamentos (como comprimidos para dormir que contenham bromo), contato com tecidos contaminados com bactérias, tabagismo e alta umidade podem levar ao desenvolvimento de impurezas na pele.
Em que partes do corpo podem aparecer as imperfeições?
Basicamente, imperfeições podem aparecer de diferentes formas em qualquer parte do seu corpo. Além da zona T (testa, nariz e queixo) do rosto, o peitos, as costas e os braços são particularmente suscetíveis. Isto se deve ao fato de que existem muitas glândulas sebáceas (glândulas de gordura) nessas áreas.
Se as imperfeições da pele surgissem em outras partes do corpo, poderia ser uma indicação de que elas não são causadas por acne comum, mas por outra doença de pele ou alergia de contato. Manchas na pele na região íntima, nas nádegas, no couro cabeludo e nas axilas podem indicar acne inversa, por exemplo.
Tratamento: o que fazer com as imperfeições da pele?
A maioria das imperfeições na pele pode ser tratada de forma muito eficaz se você seguir uma abordagem integral de terapia. Além de um tratamento dermatológico, é importante levar em consideração a sua rotina de cuidados com a pele, seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida geral.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele, com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Tratamento das imperfeições da pele com cuidados personalizados
Se você tiver apenas algumas imperfeições, é possível obter bons resultados simplesmente ajustando a sua rotina de cuidados e os produtos que utiliza. Garanta que os seus produtos atendam às seguintes características:
- Sem perfumes/fragrâncias (risco de alergias de contato);
- Sem ingredientes comedogênicos (que entopem os poros) (como o óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropila e oleth-3);
- Sem álcoois prejudiciais à pele (como álcool SD, álcool propílico e isopropanol);
- Ingredientes testados dermatologicamente (como zinco, pantenol e aloe vera);
- pH baixo (pH 5 - 5,5).
Também é importante que você tome cuidado para não "exagerar" nos cuidados com a sua pele. A limpeza duas vezes ao dia costuma ser suficiente. Em seguida, seque a pele com uma toalha recém-lavada. Para combater eficazmente as imperfeições da pele, ingredientes ativos comedolíticos (que dissolvem cravos) como peróxido de benzoíla (BPO) e ácido salicílico ajudam. Você pode encontrá-los em muitos produtos de venda livre, e um dermatologista pode te ajudar na escolha e no planejamento da dosagem.
Tratamento dermatológico das imperfeições da pele
A maioria das imperfeições da pele pode ser tratada de forma eficaz com cremes e géis. Uma combinação de diferentes medicamentos (como retinóides, antibióticos, ácido azelaico, peróxido de benzoíla - BPO) e ingredientes ativos de cuidado (como aloe vera, pantenol, zinco) são usados para combater a inflamação, remover cravos e eliminar as bactérias da acne (Propionibacterium acnes). Como cada pele é diferente, a reação aos ingredientes ativos e os efeitos nas imperfeições podem sempre ser diferentes.
Com a FORMEL Skin você tem a vantagem de não precisar descobrir por si só quais ingredientes ativos são adequados para sua pele. Aqui, um dermatologista seleciona os ingredientes ativos certos para você, criando um produto de tratamento adequado. Desta forma, os ingredientes ativos podem ser adaptados regularmente durante o processo.
Se o tratamento externo com cremes não for suficiente, a terapia sistêmica (interna) com antibióticos ou comprimidos de isotretinoína pode ajudar.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Tratar as imperfeições de pele com remédios caseiros
Você pode testar remédios caseiros ao tratar as imperfeições da sua pele. No entanto, desaconselhamos o uso de agentes químicos (como pasta de dente), e recomendamos que confie principalmente em agentes naturais ou à base de plantas; Alguns exemplos são: banhos a vapor, óleo de melaleuca ou aloe vera. No entanto, como alergias ou irritações também podem ocorrer com remédios caseiros naturais, teste cuidadosamente a sua tolerância primeiro.
As imperfeições podem estar relacionadas à alimentação?
De fato, estudos mostram repetidamente que imperfeições também podem ser causadas por certos aspectos da sua alimentação. O mesmo se aplica aqui: se cada pele é diferente, os alimentos afetam a sua podem ser diferentes dos que afetam outra pessoa. No entanto, muitas vezes são produtos lácteos (especialmente o leite semidesnatado) e alimentos com alto índice glicêmico (IG) que desencadeiam as imperfeições da pele.
Um IG alto significa que os alimentos contêm um número elevado de carboidratos de cadeia curta. Exemplos incluem açúcar, refrigerantes, arroz branco, cereais matinais ou pão branco. Estes alimentos fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam muito rapidamente. Como consequência, a insulina produzida não apenas converte carboidratos em energia, mas também aumenta a produção sebácea da pele. Desta forma, o alimento também promove o desenvolvimento de novas imperfeições da pele.
As imperfeições da pele podem causar cicatrizes?
Além do tratamento incorreto, espremer ou coçar as impurezas da pele pode resultar em cicatrizes visíveis remanescentes após a cicatrização. Portanto, é importante que você tente não tocar nas áreas afetadas. No entanto, se ocorrerem cicatrizes, hoje há vários procedimentos médicos disponíveis que ajudam a minimizar as cicatrizes e aproximá-las da pele circundante.
Mais informações
- Dermatite perioral
- Mapeamento facial
- Milium (cistos)
- Pele oleosa
- Poros dilatados
- Pele impura do rosto
- Substâncias comedogênicas
- Prevenção do milium
- Identificando a pele oleosa
- Máscaras de argila
- Tipos de pele impura no rosto
- Tipos de acne
- Remédios para espinhas
- Espinhas
- Acne
- Ingredientes ativos
- Neurodermatite
- Rosácea
- Skincare
- Envelhecimento lento