O que ajuda contra o milium (cistos) no rosto?
As pequenas protuberâncias brancas perto dos olhos e no rosto podem aparecer em quase todas as pessoas em algum momento. Entenda de onde elas vêm, o que significam e como você pode evitá-las com uma rotina de cuidados personalizada da FORMEL Skin.
Índice
O que é o milium?
Você já notou pequenos cistos branco-amarelados perto dos olhos ou bochechas? Embora, à primeira vista, eles lembrem espinhas, na verdade, se trata de milium (também chamado de cistos ou grãos na pele), que são comuns ao redor dos olhos, mas também podem aparecer em todo o rosto e na parte superior do corpo. Eles são mais rígidos ao toque comparados com as espinhas comuns e, na maioria dos casos, não doem e não inflamam.
Quando cutucados, os miliuns costumam ser mais persistentes que as espinhas e podem permanecer na pele por muitos meses, ou até anos sem tratamento. Embora possa ser muito frustrante, o milium é completamente inofensivo e não é um sinal de problemas mais graves. No entanto, os dermatologistas desaconselham a sua remoção por conta própria.
Bebês e crianças pequenas, em particular, costumam ter milium em seus primeiros anos de vida, que desaparecem sozinhos após algumas semanas. Como a pele do bebê é sensível, nenhum tratamento especial deve ser realizado além de uma limpeza suave.
Causas e razões: como o milium é formado?
Os pequenos cistos são causados por erros na divisão celular durante o processo natural de descamação da pele. As células mortas do corpo não se desprendem da pele e se acumulam abaixo dela. Isso cria nódulos rígidos e visíveis, que consistem em grande parte de queratina, uma proteína endógena contida no cabelo e na pele.
Na dermatologia, distinguem-se o milium primário do secundário.
O milium primário aparece, naturalmente, ao longo da vida. Sua causa ainda não foi esclarecida cientificamente, mas suspeita-se que haja uma ligação com as oscilações hormonais, de forma semelhante ao desenvolvimento de acne e outras imperfeições na pele. Mulheres, em particular, experimentam um aumento da ocorrência de impurezas de pele durante o ciclo menstrual ou durante a menopausa. Também ainda não foi cientificamente provado se o milium está ligado a um distúrbio funcional do fígado.
O milium secundário, por outro lado, é causado por pequenas lesões na pele do rosto. Eles se manifestam apenas por algumas semanas e depois somem sozinhos, sem necessidade de qualquer tratamento.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Milium ou espinhas: qual é a diferença?
Embora o milium se assemelhe a pequenas espinhas em uma primeira análise, eles são tipos completamente diferentes de imperfeições, com causas, também, diferentes. A maneira mais fácil de diferenciar é com o toque. Ao contrário das espinhas e da acne, os miliuns são muito difíceis de se cutucar e não podem ser espremidos. Os miliuns não provocam dor, vermelhidão ou inflamação associados à acne. Os cistos também ocorrem, geralmente, em regiões onde não há glândulas sebáceas ativas na pele (como ao redor dos olhos), locais bastante atípicos para acne e espinhas, que são, frequentemente, causadas por glândulas sebáceas bloqueadas.
Se você não tiver certeza de que está lidando com milium ou acne, consulte um dermatologista e escolha o melhor método de tratamento para você.
O que você pode fazer para evitar o milium?
Como o milium e a acne são diferentes em suas causas, o tratamento também é completamente diferente. Ao contrário da acne, o milium não pode ser tratado com cremes ou sérums. O milium é apenas um problema cosmético e, portanto, não precisa, necessariamente, ser removido.
No entanto, se você preferir se livrar dele, há métodos comprovados que você pode realizar com dermatologistas ou esteticistas sem problemas e sem grandes despesas. No caso de um milium grande isolado, muitas vezes, uma visita ao esteticista é suficiente. Este profissional pode abrir e limpar o milium com um pequeno bisturi ou agulha desinfetada. Se aparecer um número particularmente grande de milium no rosto, ou se ele estiver perto dos olhos, ou mesmo em sua pálpebra, consulte um dermatologista, para que ele remova a camada superior afetada da pele com um laser, resolvendo a cornificação.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Remédios caseiros ajudam contra o milium?
Tal como acontece com a acne e outras imperfeições, a maioria dos dermatologistas não recomenda a autorremoção do milium, ou o início de um tratamento com remédios caseiros como o óleo de melaleuca, pasta de dente ou óleo de coco. O óleo de malaleuca e a pasta de dente são muito agressivos, irritantes e, na pior das hipóteses, podem causar alergias e danos à pele. Portanto, eles geralmente não devem ser usados no rosto.
Na verdade, o óleo de coco pode ter um efeito oposto, pois é altamente comedogênico (ou seja, entope os poros), causando ainda mais milium e acne na maioria dos tipos de pele.
Remova o milium com a FORMEL Skin
Para evitar o desenvolvimento de milium, você deve, acima de tudo, auxiliar o processo natural de renovação da pele. Os peelings com beta-hidroxiácidos (BHAs), como o ácido salicílico ou os cuidados regulares com retinol, estimulam a renovação celular da pele e evitam que as células mortas fiquem muito tempo em sua superfície, se transformando em milium. O uso regular de substâncias de renovação celular também pode garantir uma aparência mais jovem e fresca à sua pele.
A FORMEL Skin utiliza ingredientes que podem prevenir a formação de milium na hora de elaborar a sua rotina personalizada de cuidados com a pele. Durante a sua consulta, você pode conversar com o seu médico sobre um tratamento para o milium que seja adaptado à sua pele.
1 artigos selecionados
Mais informações
- Prevenção do milium
- Dermatite perioral
- Pele impura do rosto
- Tipos de pele impura no rosto
- Mapeamento facial
- Pele oleosa
- Identificando a pele oleosa
- Substâncias comedogênicas
- Máscaras de argila
- Poros dilatados
- Ácido azelaico
- Ácido salicilico
- Imperfeições da pele
- Espinhas
- Acne
- Ingredientes ativos
- Neurodermatite
- Rosácea
- Skincare
- Envelhecimento lento