Substâncias comedogênicas: como elas agem na acne e em espinhas?
Você já viu o termo "não comedogênico" na embalagem de cremes faciais, protetores solares ou maquiagens e se perguntou o que isso significa?
Aqui te explicamos o que são substâncias comedogênicas, qual efeito elas têm na acne e nas espinhas e como você pode encontrar a sua rotina ideal e não comedogênica de tratamento para a pele com a FORMEL Skin.
Índice
O que são substâncias comedogênicas?
A palavra “comedogênico” deriva do latim “comedere”, que significa “comer”. As substâncias comedogênicas têm a propriedade de obstruir os poros da pele, causando cravos (comedões), que podem se transformar em espinhas e outras impurezas provenientes da acne. Pessoas com peles oleosas devem ter um cuidado especial ao escolher produtos de cuidado para evitar ingredientes comedogênicos.
O que significa comedogenicidade na minha rotina de cuidados com a pele?
Quando falamos de ingredientes comedogênicos, geralmente, nos referimos a gorduras e óleos que são usados na fabricação de cosméticos. A comedogenicidade é classificada em uma escala de 0 a 5, em que 5 representa o nível mais alto de comedogenicidade.
Dependendo de quão sensível sua pele reage aos ingredientes que obstruem os poros, você pode estimar se um ingrediente é adequado para você ou não. Ao contrário do que se supunha inicialmente, muitos ingredientes altamente comedogênicos têm um efeito de cuidado intensivo e podem ser bem tolerados por peles secas.
Quando usados no corpo, a maioria das pessoas também tolera compostos com maior comedogenicidade sem desenvolver espinhas e acne. No entanto, recomenda-se cautela no rosto. Óleos faciais e corporais, em particular, são conhecidos por seu efeito de entupimento dos poros. No entanto, ingredientes comedogênicos também podem ser encontrados em cremes para o rosto, protetores solares ou maquiagens (especialmente bases e pós). Muitos fabricantes rotulam seus produtos como “não comedogênicos”, mas o termo não é regulado.
Quais substâncias são comedogênicas?
Se você quiser ter certeza de que os seus produtos para a pele estão livres de ingredientes comedogênicos, você deve conhecer os ingredientes comedogênicos mais comumente usados em cosméticos. Ingredientes de todas as categorias (vegetais, minerais e sintéticos) podem ser comedogênicos e até mesmo produtos cosméticos naturais não são, necessariamente, não comedogênicos.
Antes de comprar um novo protetor solar, um produto de cuidado facial ou maquiagem, verifique se ele contém ingredientes comedogênicos e, se necessário, procure uma alternativa.
Ingredientes comedogênicos vegetais
Os óleos vegetais são usados com frequência em cosméticos naturais. Alguns são considerados dicas privilegiadas contra acne e espinhas. No entanto, se a sua pele é propensa a impurezas, infelizmente, você não pode usar todos os óleos vegetais para tratá-la. A lista a a seguir deve ser evitada:
- Óleo de coco
- Manteiga de cacau
- Óleo de gérmen de trigo
- Óleo de linhaça
Ingredientes populares como o óleo de amêndoas ou o azeite de oliva possuem comedogenicidade média e também podem ser usados para cuidar da pele do rosto após testes prévios e consultas com um dermatologista.
Ingredientes comedogênicos minerais
Os agentes de cuidado derivados do óleo mineral também podem obstruir os poros da pele. Os seguintes são particularmente comedogênicos:
- Silicone
- Vaselina
- Óleo de parafina
Há também evidências de que substâncias à base de óleo mineral, como vaselina (petrolato) e óleo de parafina (parafina líquida), aumentam a comedogenicidade de outras substâncias ativas.
Ingredientes comedogênicos de origem animal
Gorduras e óleos de origem animal também são utilizados na fabricação de cosméticos e maquiagem. Especialmente em cremes para pele muito seca, a lanolina (gordura da lã de ovelha) é um ingrediente popular, mas tem um efeito altamente comedogênico em peles oleosas ou mistas.
Quais substâncias não são comedogênicas?
O efeito de cuidado dos óleos e gorduras também pode ser uma parte importante da rotina de cuidados com peles oleosas e mistas. Um grande número de ingredientes é, portanto, usado na produção de cosméticos, que também são adequados para esses tipos de pele. Esses incluem, entre outros, óleos não comedogênicos:
- Óleo de argan
- Manteiga de karité
- Óleo de cânhamo
- Óleo de rosa mosqueta
- Óleo de semente de uva
- Óleo de pera espinhosa
- Óleo de jojoba
Se a sua pele for propensa a acne ou a impurezas, você deve discutir as aplicações com um dermatologista com antecedência.
FORMEL Skin: sua rotina de cuidados pessoais sem ingredientes ativos comedogênicos
Com a FORMEL Skin você encontra o tratamento anti-acne sem comedogênicos adequado para você e para a sua pele. Com a ajuda de uma análise profissional, os médicos especialistas selecionam ingredientes ativos apropriados para você e entregam o tratamento exclusivo diretamente na sua casa. Você verá os primeiros resultados após apenas 6 semanas.
Geprüfte Experten
Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.
FORMEL Skin: tratamento e cuidados sem substâncias comedogênicas
Com a FORMEL Skin, os produtos são formulados sem ingredientes comedogênicos. Ao contrário dos produtos hidratantes de farmácia, a rotina da FORMEL Skin não é apenas não comedogênica, mas também adaptada às necessidades da sua pele.
Reunimos uma combinação personalizada de ingredientes medicamente eficazes e hidratantes. Você pode iniciar o seu tratamento confortavelmente e diretamente da sua casa. Primeiro, você nos conta tudo o que precisamos saber sobre a sua pele através de um questionário e, depois, nos envia fotos do seu rosto. Em seguida, os médicos especialistas avaliam as suas informações e encontram os ingredientes ativos que se adequam melhor à sua pele.
Assim que o seu plano de tratamento dermatológico estiver pronto, enviaremos a sua rotina FORMEL Skin direto para a sua casa. Você pode começar o tratamento imediatamente e ver os primeiros resultados após apenas 6 semanas.
O que torna a FORMEL Skin tão especial: durante todo o tratamento, você estará em contato com o seu médico que está disponível para responder quaisquer perguntas que você tiver. Através de check-ins regulares, monitoramos a evolução da sua pele e adaptamos a sua rotina e os ingredientes ativos utilizados de acordo com o seu progresso. Você tem dúvidas sobre a comedogenicidade na sua nova rotina? Então, pergunte ao seu médico a qualquer momento.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Perguntas frequentes
Você tem alguma dúvida médica? Nós temos a resposta certa.
Aqui você pode descobrir tudo o que precisa saber sobre seu tratamento, reações alérgicas ou sua rotina.
Mais informações
- Poros dilatados
- Máscaras de argila
- Pele impura do rosto
- Tipos de pele impura no rosto
- Pele oleosa
- Identificando a pele oleosa
- Milium (cistos)
- Prevenção do milium
- Dermatite perioral
- Mapeamento facial
- Creme
- Maquiagem com acne
- Imperfeições da pele
- Espinhas
- Acne
- Ingredientes ativos
- Neurodermatite
- Rosácea
- Skincare
- Envelhecimento lento