Identificando a pele oleosa: como descobrir seu tipo de pele?
Antes de quase todo tratamento dermatológico (incluindo o da FORMEL Skin), a primeira pergunta feita é sobre o tipo da sua pele. Os produtos de cuidado vendidos em drogarias também são adaptados às necessidades dos diferentes tipos de pele existentes.
Índice
Tratamento na FORMEL Skin
Dra. Sarah Bechstein
“A pele oleosa é apenas um dos diferentes tipos de pele. Saber qual deles você tem sempre te ajudará com seus cuidados e também no tratamento das imperfeições."
Qual é a causa da pele oleosa?
Nossa pele produz óleos naturais ao longo do dia para mantê-la úmida e hidratada e para determinar o tipo de pele, o foco é a quantidade de óleo produzida. Com base nisso, a pele é classificada como seca, oleosa ou mista.
A pele oleosa produz uma quantidade excessiva de óleos naturais, que são responsáveis pela aparência brilhosa. Os problemas mais comuns que ocorrem com esse tipo de pele são poros entupidos e, portanto, sintomas típicos da acne, como cravos (comedões) e espinhas (pústulas). Entretanto, também há vantagens. Pessoas com pele oleosa podem ser menos propensas a rugas e linhas de expressão devido ao fornecimento adequado de hidratação natural.
Existem muitas razões que levam à pele oleosa, mas, na maioria das vezes, as causas estão relacionadas à genética ou questões hormonais. Importante: ao contrário da crença popular, a pele oleosa e a acne resultante dela não estão relacionadas com a falta de higiene pessoal.
Tipos de pele: eu tenho pele oleosa?
Se você não tiver certeza se a sua pele é oleosa, na FORMEL Skin médicos experientes podem te ajudar. Ao preencher nosso questionário online, os profissionais analisam o seu tipo de pele e fornecem uma avaliação junto com recomendações de tratamento.
Como identificar a pele oleosa?
Se você notar as seguintes características em sua pele, este é um forte sinal de pele oleosa:
- Rosto brilhante e com aspecto mais oleoso ao longo do dia;
- Cravos, espinhas e poros entupidos, especialmente nas partes mais oleosas do rosto;
- Poros aparentemente aumentados no nariz, bochechas e queixo;
- Dificuldade em aplicar maquiagem e sensação de que ela escorre.
Outra maneira de descobrir seu tipo, é observar como sua pele se comporta. Depois de lavá-la, não aplique seu hidratante habitual no rosto, deixando a pele intocada por 30 minutos. Se a zona T (nariz, queixo e testa) já estiver brilhante novamente e as bochechas também não estiverem secas, isso é uma clara indicação de pele oleosa. Se você notar que apenas as áreas mencionadas estão, particularmente, oleosas e o resto do rosto está seco, pode ser que você tenha pele mista.
Os produtos de cuidado podem me ajudar?
Devido ao fato de que a pele oleosa é, na maioria dos casos, genética ou hormonal, os produtos de cuidado não podem interromper completamente a superprodução de óleos.
No entanto, existem muitas maneiras de reduzir os sintomas (como os poros entupidos): uma rotina adaptada que não nutra excessivamente a pele e nem a resseque pode ser bastante eficaz.
Na FORMEL Skin, um médico especialista pode te ajudar a encontrar os ingredientes adequados às suas necessidades. Com base nelas, montamos uma rotina de cuidados composta com um produto que se adapta perfeitamente à sua pele. O seu médico também pode te dar dicas úteis sobre alimentação e estilo de vida, dois fatores que terão um efeito positivo na sua saúde como um todo.
Sua solução para uma pele perfeita
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Mais informações
- Pele oleosa
- Poros dilatados
- Máscaras de argila
- Tipos de pele impura no rosto
- Mapeamento facial
- Pele impura do rosto
- Substâncias comedogênicas
- Prevenção do milium
- Dermatite perioral
- Milium (cistos)
- Tipos de acne
- Remédios para espinhas
- Imperfeições da pele
- Espinhas
- Acne
- Ingredientes ativos
- Neurodermatite
- Rosácea
- Skincare
- Envelhecimento lento