Tipos de acne: qual acne eu tenho?
Entender as diferentes formas de acne não é uma tarefa fácil, mas aqui você aprende as diferenças mais significativas entre acne vulgar, acne tardia e outros tipos de acne.
Ao mesmo tempo, os médicos estão à sua disposição para identificar corretamente as imperfeições da sua pele e criar um tratamento personalizado para você.
Índice
Acne: quais formas existem?
O termo "acne" é comumente usado para se referir a uma gama de diferentes imperfeições e problemas de pele. No entanto, é necessário entender a diferença entre os tipos de acne para encontrar o tratamento certo para cada.
Abaixo você encontra as características dos diferentes tipos de acne e como a FORMEL Skin auxilia você, de forma totalmente online, a descobrir o seu tipo.
Quais tipos de acne existem?
A maioria das manifestações da acne são do tipo comum (acne vulgar). Suas causas advém de fortes oscilações hormonais, sendo, muitas vezes, classificadas como acne hormonal. Mais abaixo você encontra uma visão geral de outros tipos ou formas de acne, mas, primeiro, vejamos como a acne vulgar é diferente quanto à sua gravidade e quanto à faixa etária das pessoas mais afetadas.
Formas de acne: diferenciação de acordo com a gravidade
Ainda que muitos utilizem a "gravidade" como forma de distinguir os tipos de acne, esta é apenas uma orientação. A pele de cada um é diferente, o que significa que a acne vulgar pode aparecer de diferentes formas. Sendo assim, nem sempre é possível identificar facilmente os tipos de acne, mas esta orientação auxilia em uma primeira avaliação.
Acne vulgar leve (acne comedonica)
A acne leve é uma expressão da acne vulgar, na qual ocorrem, principalmente, cravos (comedões) e sintomas inflamatórios isolados. Esta forma de acne pode ser tratada com cuidados apropriados com a pele. No entanto, ela também pode indicar o início de um tipo mais grave. Por essa razão, geralmente aconselhamos um tratamento dermatológico, mesmo que você esteja sofrendo de acne leve.
Acne vulgar moderada (acne papulopustulosa)
Se a gravidade da acne for moderada, ocorrem mais sintomas inflamatórios como pápulas e pústulas maiores. Semelhante à acne comedonica, os sintomas surgem, majoritariamente, no rosto. Porém, regiões como costas, peito, ombros e braços também podem ser afetadas.
Acne vulgar grave (acne conglobata)
A acne grave ocorre com muito menos frequência do que as outras duas formas mais leves. Os nódulos inflamados podem ter vários centímetros de tamanho e se estender por todo o rosto ou costas. Devido à gravidade da inflamação, não só ocorrem abscessos, mas também fístulas e cicatrizes graves. Uma forma grave da acne conglobata é a acne fulminante. Embora ela seja ainda mais rara, pode causar febre, inchaço dos gânglios linfáticos e inflamação das articulações, além dos sintomas mencionados andteriormente.
Qual é a gravidade da minha acne?
A FORMEL Skin tem a resposta: a equipe médica analisa a sua pele e elaboram um tratamento personalizado com ingredientes ativos que realmente se adaptam a você. Note os primeiros resultados após apenas 6 semanas. Faça o teste online e receba o seu tratamento exclusivo para a acne em sua casa, economizando 20% na primeira entrega.
Geprüfte Experten
Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.
Tipos de acne: diferenciação de acordo com a idade
Acne, espinhas e imperfeições na pele são, frequentemente, associadas à puberdade, o que é parcialmente verdade. Como os sintomas da acne, geralmente, ocorrem devido a fortes oscilações hormonais, a puberdade é a fase mais associada a estas condições, mas a acne também ocorre casos em bebês, crianças e adultos.
Acne neonatal (acne neonatorum)
Cerca de 20% de todas as crianças desenvolvem o que é conhecido como acne em recém-nascidos, logo após o nascimento. Os sintomas são manchas vermelhas isoladas, cravos e pústulas. Ao contrário da maioria das outras formas de acne, a acne neonatal desaparece sozinha após algumas semanas e não requer tratamento.
Acne de crianças (acne infantil)
A acne infantil afeta cerca de 10% das crianças com idade entre 3 e 12 meses. Na maioria dos casos, você pode reconhecê-la por um grande número de cravos densos no rosto e pápulas ou pústulas isoladas. Ao contrário da acne em recém-nascido, neste caso você deve levar a criança ao pediatra ou ao dermatologista para que as impurezas da pele sejam examinadas profissionalmente.
Acne da puberdade (acne vulgar)
Cerca de 70% de todos os jovens entre 15 e 18 anos lutam contra a acne clássica da puberdade. Portanto, essa forma de acne vulgar é, muitas vezes, referida como acne "normal" ou "comum". Na maioria das pessoas, ela diminui ou até mesmo desaparece após a puberdade, mas há uma alta probabilidade de que crises individuais ocorram na idade adulta.
Acne adulta/tardia (acne tardia)
A acne tardia ocorre em cerca de 25% dos adultos com mais de 25 anos. Geralmente, ela pode ser identificada ao redor do queixo e da mandíbula, bem como no pescoço e na parte superior do corpo. Ao contrário de todos os tipos de acne mencionados anteriormente, a princípio, as mulheres são mais afetadas do que os homens. Também há causas hormonais envolvidas. Gravidez, interrupção no uso da pílula anticoncepcional ou menopausa são “eventos” que podem causar graves oscilações hormonais em mulheres.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Qual tipo de acne eu tenho?
Se você começou recentemente a lidar com a acne, pode ser difícil descobrir se as suas impurezas são realmente advindas da acne ou de outras alterações dermatológicas. Para te ajudar, os médicos da FORMEL Skin analisam a sua pele e indicam, exatamente, qual tipo de acne você tem e como tratá-la de forma eficaz.
Para isso, basta preencher o nosso questionário online e nos enviar algumas fotos, para que a a equipe médica determine o seu diagnóstico. Depois desta etapa, os dermatologistas criam um tratamento personalizado com ingredientes ativos que se adaptam à sua pele.
Enviaremos uma fórmula individual ao seu endereço, para que você possa fazer o seu tratamento contra a acne em casa e ver os primeiros resultados em apenas 6 semanas. A equipe médica acompanhará você durante todo o tratamento e ajustará regularmente os ingredientes ativos e suas dosagens de acordo com o seu progresso.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Tipos de Acne: tipos específicos de acne
As formas de acne que apresentamos até aqui são diferentes tipos de acne vulgar, em seu sentido mais amplo. Além delas, há algumas outras formas de acne que, muitas vezes, não estão relacionadas com causas (hormonais) da acne normal, mas podem causar sintomas semelhantes, sendo também chamadas de acne. Os hormônios geralmente não desempenham um papel principal nesses tipos de acne, que possuem muitos outros fatores exógenos (ou externos).
Acne inversa
Esta é uma condição séria que afeta todo o sistema imunológico do corpo. Esta forma ocorre, principalmente, em grandes dobras cutâneas e na área íntima. A acne inversa não pode ser completamente curada e, em alguns casos, requer cirurgia para controle dos sintomas, de forma a permitir que o paciente siga com sua vida cotidiana. Aqui não abordaremos todas as suas causas, mas além da hereditariedade e de razões hormonais, suspeita-se que o consumo de nicotina e a obesidade sejam causas possíveis.
Acne de contato (Acne venenata)
Esta forma de acne é evidenciada por cravos na pele que entraram em contato com alguma determinada substância. As causas mais comuns incluem cloro, iodo, alcatrão e óleos. A acne de contato às vezes é chamada de “acne ocupacional” pois o contato, geralmente, ocorre no ambiente de trabalho.
Acne cosmética
A acne cosmética, ou de maquiagem, é uma subespécie da Acne venenata e é causada pelos chamados ingredientes comedogênicos presentes em produtos hidratantes e cosméticos. Estas substâncias obstruem os poros, tornando a pele um terreno fértil para os cravos. Assim que se interrompe o uso do produto que causou o problema, os sintomas da acne geralmente desaparecem.
Acne medicamentosa
Embora essa forma de acne seja, muitas vezes, chamada de acne de esteróides, ela pode ser causada por uma variedade de medicamentos diferentes (como pílulas para dormir com bromo) e suplementos. No entanto, uma de suas causas mais comuns é o abuso de esteróides anabolizantes. Ao mesmo tempo, a acne medicamentosa também pode ser desencadeada pelo uso de cortisona em tratamentos de doenças crônicas.
Acne de Maiorca (Acne aestivalis)
Esta forma de acne é apelidada de acne de Maiorca, pois ocorre em conjunto com uma exposição significativa aos raios UV. Como ela é uma reação à hipersensibilidade da pele à luz, este tipo deve ser atribuído a formas mais leves de acne ao invés de ser classificado como uma doença de pele. Seus sintomas mais comuns incluem manchas avermelhadas e muito pruriginosas que cicatrizam sozinhas após alguns dias sem exposição ao sol.
Acne cística
Embora as manifestações da acne cística sejam vistas com muito menos frequência, elas ainda são muito dolorosas para os pacientes. Sua inflamação não aparece, necessariamente, na superfície da pele, mas mais profundamente. Ao espalhar para as áreas próximas, este tipo de acne causa cistos que, geralmente, permanecem sob a pele por várias semanas.
Acne fúngica
Esta irritação também é conhecida como acne fúngica e não está relacionada à acne. Os culpados aqui não são as bactérias, mas sim os fungos, o que significa que é necessária uma abordagem de tratamento completamente diferente. A acne fúngica é semelhante às espinhas clássicas, coçam muito e são agravadas pelo suor, pelo aumento da umidade e pelo aumento da temperatura da pele.
2 artigos selecionados
Perguntas frequentes
Você tem alguma dúvida médica? Nós temos a resposta certa.
Aqui você pode descobrir tudo o que precisa saber sobre seu tratamento, reações alérgicas ou sua rotina.
Mais informações
- Tratamento da acne
- Medicamentos para acne
- Acne – Estágios da vida
- Acne – Partes do corpo
- Manchas de acne
- Alimentação com acne
- Maquiagem com acne
- Acne dieta
- Acne na gravidez
- Acne durante a puberdade
- Acne nas costas
- Tratamento com Laser
- Acne
- Espinhas
- Imperfeições da pele
- Ingredientes ativos
- Neurodermatite
- Rosácea
- Skincare
- Envelhecimento lento