Acne

Acne comedônica: eu tenho acne leve?

Sem espinhas, sem inflamação - isso é realmente acne? E se sim, devo tratar a acne leve?

Vamos responder as perguntas mais importantes sobre a acne leve e mostramos como você pode obter os primeiros resultados em apenas 6 semanas com um tratamento individualizado da FORMEL Skin.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

“Acne sem espinhas”: o que é a acne comedônica?

Qualquer pessoa que pense em acne muitas vezes tem em mente as típicas espinhas inflamadas (pústulas) da acne vulgar. No entanto, ela nem sempre precisa ser inflamatória. Sua forma mais leve, também conhecida clinicamente como acne comedônica, raramente causa espinhas no rosto. Seus principais sintomas são a pele oleosa e o desenvolvimento de cravos (comedões), que dão o nome à condição de pele.

A apresentação leve pode ser o estágio inicial da acne vulgar, mas, para muitas pessoas, ela nunca vai além disso e não há sintomas mais fortes.

Acne leve: 5 dicas simples para o tratamento

Um exame dermatológico pode ser um passo sensato em caso de acne leve, a fim de prevenir uma doença de pele mais grave. Mas também existem medidas que você pode adotar na vida cotidiana para ajudar a combater os sintomas. As cinco dicas a seguir são suas aliadas na hora de prevenir a formação e propagação de espinhas e outras imperfeições.

Dicas contra a acne leve:

Dica 1 – Evite tocar e espremer: sob nenhuma circunstância você deve tocar, coçar ou espremer até mesmo os menores sinais de acne. Isso evita que as bactérias penetrem na pele, causando infecções maiores e sintomas mais graves.

Dica 2 – Limpe frequentemente: a higienização regular com um gel suave próprio pode ser suficiente para reduzir alguns sintomas da acne leve, como cravos e espinhas. Ingredientes ativos que não exigem receita médica, como ácido salicílico ou peróxido de benzoíla, são eficazes enquanto agentes de limpeza.

Dica 3 – Use anti-inflamatórios: uma rotina completa de cuidados contra as espinhas inclui um tratamento com ativos anti-inflamatórios. Estes podem ser obtidos tanto sem receita médica (como o peróxido de benzoíla ou o ácido salicílico) quanto sob prescrição (como retinoides e antibióticos).

Dica 4 – Diminua a tensão: o estresse e a sobrecarga mental têm um enorme impacto na saúde da nossa pele e, portanto, também podem contribuir para o desenvolvimento da acne leve. Além de uma rotina de cuidados individualmente elaborada, você deve tentar evitar situações estressantes no dia a dia.

Dica 5 – Atente-se a tecidos e roupas de cama: as bactérias da acne também podem se fixar e se multiplicar em tecidos como lençóis e toalhas. Portanto, é importante substituí-los regularmente e lavá-los de forma adequada.

“Eu tenho acne leve?” Faça o teste agora!

Você não tem certeza se sua condição de pele se trata de acne leve? Com a FORMEL Skin você pode ter a sua pele analisada online por um médico especialista. Basta preencher nosso questionário para receber uma avaliação profissional e uma recomendação de tratamento adequada.

Trate você mesmo: limpeza e cuidados contra a acne leve

Não importa o tipo de condição de pele, a limpeza diária e os cuidados rotineiros serão sempre dois dos pilares mais importantes. No caso da acne leve, muitas vezes eles já são suficientes para agir de forma efetiva contra sintomas como oleosidade e cravos, especialmente se seus produtos contiverem ingredientes ativos comedolíticos, como peróxido de benzoíla ou ácido salicílico. Esses dois compostos também podem ser encontrados em produtos de venda livre, ou seja, que não exigem retenção de receita médica. Se você ainda não tiver certeza sobre a escolha ou dosagem corretas, um dermatologista pode te ajudar.

Para evitar o desenvolvimento da acne leve, você também deve se certificar ao selecionar os itens da sua rotina de que eles possuam as seguintes características:

  • Presença de ativos dermatologicamente testados, como bisabolol, pantenol e ceramidas;
  • Ausência de ingredientes que levam ao entupimento dos poros, como óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropilo e oleth-3;
  • Valor de pH semelhante ao da pele (pH 5 - 5,5);
  • Composição sem álcoois prejudiciais, como etanol e propanol;
  • Ausência de fragrâncias, evitando, assim, alergias de contato.

O ideal é limpar o rosto duas vezes ao dia e depois secá-lo suavemente com uma toalha limpa. Se você também quiser usar um hidratante, certifique-se de que ele não possua óleos, ingredientes comedogênicos e seja à base de água.

 

 Tratamento: o que ajuda contra a acne comedônica?

Basicamente, os cravos não oferecem perigo e, em muitos casos, desaparecem por conta própria. Se eles não te incomodam, você não precisa, necessariamente, tratá-los. No entanto, aconselhamos que você procure ajuda dermatológica caso surjam inflamações, mesmo que pequenas. A forma leve da acne é, muitas vezes, o estágio inicial da acne inflamatória - se esse primeiro estágio já for neutralizado, você consegue, em muitos casos, evitar que os sintomas piorem.

É necessário ter atenção a um ponto em particular: pode ser que você encontre em fóruns e blogs na internet relatos de pessoas que trataram a acne leve com medicamentos ou comprimidos de isotretinoína. Embora as fotos e as comparações de “antes e depois” sejam promissoras, desaconselhamos fortemente essa abordagem. Essas são drogas fortes e que só devem ser usadas se outros métodos de tratamento não tiverem demonstrado o efeito esperado. Se você quiser fazer algo contra os cravos, uma rotina de cuidados com a pele adaptada às suas necessidades e um tratamento tópico suave com cremes é o mais recomendado.

Tratamento da acne leve: seu método personalizado com a FORMEL Skin

Se os cuidados básicos por si só não forem suficientes, ingredientes ativos prescritos contra a acne leve são, geralmente, o próximo passo a ser dado: eles podem ser facilmente processados ​​na forma de cremes ou géis e o tratamento é facilmente integrado à vida cotidiana. Com a FORMEL Skin você descobre rapidamente quais compostos são adequados para sua pele e trata a acne leve na comodidade da sua casa.

Com o nosso teste de pele online, médicos especialistas fazem uma análise da sua pele e criam uma terapia individualizada que se adequa especificamente às suas necessidades. O produto de tratamento combina ingredientes ativos medicinais - como ácidos derivados de vitamina A e peróxido de benzoíla - com outros agentes que cuidam da sua pele - como pantenol, zinco, ceramidas e aloe vera. Uma singularidade: nossa formulação é personalizada para você de forma a combater a acne leve da maneira mais eficaz possível.

Enviamos seus produtos diretamente para sua casa e você não precisa se deslocar até um consultório médico. Apesar disso, você sempre terá o cuidado e a orientação da FORMEL Skin. Sua Fórmula é regularmente adaptada ao progresso do tratamento e seu médico te acompanha por meio de check-ins regulares. Desta forma, suas dúvidas serão sempre sanadas e juntos podemos garantir que você atinja seus objetivos.

Sua maneira de limpar a pele

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Quando se tem acne leve?

Sempre que a pele é acometida por apenas cravos, pequenas imperfeições ou apenas algumas espinhas, surge a pergunta: isso é acne? Qual é a diferença entre cravos ou espinhas isolados e a acne "real"? Do ponto de vista médico, a resposta é muito simples: mesmo que você apresente apenas cravos, esta é uma manifestação de acne leve.  

As estatísticas mostram que isso não é motivo de preocupação e, em última análise, a distinção entre "apenas espinhas" e acne não importa muito: entre as idades de 12 e 18 anos, cerca de 85% dos jovens apresentam sintomas de acne leve ou moderada (acne pápulo-pustulosa). Como muitas pessoas têm uma predisposição para esta condição, pequenos surtos podem ocorrer repetidamente na idade adulta, que aparecem na forma de sintomas típicos de acne comedônica. Esta é, portanto, a doença de pele mais comum no mundo e atualmente pode ser tratada de forma bastante eficaz.

Qual tratamento funciona contra a minha acne leve?

Se você não sabe quais abordagens de tratamento são adequadas para sua pele, médicos especialistas vão te ajudar. Ao preencher o nosso questionário online, eles fazem uma análise do seu tipo de pele e indicam quais tratamentos e ingredientes melhor se adequam às suas necessidades.

Sintomas e causas: como identificar a acne comedônica?

Muitas vezes, a acne comedônica não é considerada uma forma de acne vulgar. Isso se deve principalmente ao fato de não causar as típicas espinhas inflamadas, que são, frequentemente, associadas à acne. No entanto, é possível identificar esta variante não inflamatória por dois sintomas em particular:

  • Pele oleosa: devido ao aumento da produção de sebo, a pele do rosto fica mais oleosa. Isso é mais perceptível na testa e bochechas;
  • Cravos: desenvolvem-se principalmente na zona T (testa, nariz e queixo) do rosto, uma vez que nessa região existe um número grande de glândulas sebáceas. Também é possível encontrá-los nas costas e no peito, embora mais raramente.

É importante fazer uma distinção entre os cravos brancos e pretos. Os brancos são cravos fechados, quando o sebo se acumula sob a pele e não consegue sair por conta própria. Nos pretos, o sebo está exposto na abertura do poro. Ao entrar em contato com o oxigênio, ele acaba escurecendo.

Independente do tipo de cravo, não os esprema! A acne leve em si não é inflamatória, mas se você espremer os comedões abertos, eles entrarão em contato com bactérias e uma inflamação pode acontecer. No caso daqueles ainda fechados, você pode acabar empurrando o sebo para o tecido circundante, o que também pode ser bastante doloroso.

Causas: Como a acne leve se desenvolve?

Vamos começar esclarecendo um mito: a pele oleosa e o surgimento de cravos não estão relacionados com a falta de higiene. Não importa se você é adolescente ou adulto - na maioria dos casos, a acne leve possui causas hormonais.

Os cravos aparecem quando a proporção entre os hormônios sexuais femininos e masculinos (andrógenos) oscila e há um excesso de andrógenos. Esses hormônios aumentam a produção de sebo e, ao mesmo tempo, estimulam a queratinização da pele. Como os dutos de saída de sebo se estreitam, ocorrem bloqueios, que se apresentam como cravos. Se a pele se abrir nessas áreas e os cravos entrarem em contato com bactérias (Propionibacterium acnes – P. acnes), os sintomas típicos de inflamação (como espinhas e pápulas) de tipos graves de acne também podem se desenvolver.

Quando a acne leve aparece?

Como a produção de andrógenos está a todo vapor durante a puberdade, a acne leve é ​​bastante comum durante esse período. Em um momento posterior, no entanto, gravidez, ciclo menstrual ou interrupção da pílula anticoncepcional também podem ser gatilhos típicos para a acne comedônica em mulheres. Especialistas também assumem que a predisposição para a forma leve da acne leve também é hereditária, mas não há evidências conclusivas sobre isso até o momento.

Tratamento contra a acne leve

Com o tratamento individualizado da FORMEL Skin, te oferecemos uma rotina simples de cuidados contra a acne comedônica com um produto, cujos ingredientes ativos se adaptam perfeitamente às suas necessidades.

O que pode causar a acne leve?

Embora as causas da acne leve sejam hormonais em quase todos os casos e, portanto, acontecem de dentro para fora, existem alguns fatores externos que podem promover o desenvolvimento de cravos e, assim, desencadear novos surtos. Estes incluem, entre outros:

  • Produtos cosméticos com alto teor de óleo ou ingredientes comedogênicos, que levam ao entupimento dos poros;
  • Cigarros;
  • Umidade alta;
  • Têxteis contaminados com bactérias, como toalhas não lavadas;
  • Ingredientes de vários medicamentos, como suplementos de vitamina B ou sedativos/hipnóticos contendo compostos bromados;
  • Alimentos gordurosos, oleosos e de alto índice glicêmico.

Como minha alimentação influencia a acne leve?

Estudos mostram que a alimentação desempenha um papel importante em quadros de acne leve e também de outras imperfeições de maneira geral, já que determinados alimentos podem influenciar diretamente a aparência da nossa pele.

Em particular, produtos lácteos e alimentos que aumentam rapidamente os níveis de insulina no sangue, como açúcar ou pão branco, afetam a produção de sebo e, portanto, podem contribuir para a formação de cravos.

Como cada pele é diferente, o melhor a se fazer, no entanto, é testar como sua dieta te afeta de maneira específica. Assim, basta cortar os respectivos alimentos por algumas semanas e registrar os resultados em um diário alimentar, por exemplo.

Primeiros resultados após 6 semanas

O seu médico te acompanha durante todo o tratamento e ajusta os ingredientes ativos dos produtos individualmente. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura