Qual efeito o retinol tem na pele?
Seja contra acne, espinhas ou rugas, o retinol é, frequentemente, considerado como uma verdadeira "cura milagrosa" para a pele. Aqui te contamos qual é a influência desse ingrediente ativo na sua pele, como usá-lo corretamente e o motivo pelo qual o retinol tem um papel muito mais importante nos cosméticos antienvelhecimento do que no tratamento contra a acne.
Índice
O que é o retinol?
O ingrediente ativo, retinol, é uma forma de vitamina A que é frequentemente usada em produtos de cuidados com a pele e de antienvelhecimento. Como, muitas vezes, há confusão em torno dos termos retinol, retinal e retinóides, aqui estão as diferenças:
- Existem precursores do retinol (ésteres de retinol). Você pode ter ouvido falar de palmitato de retinol ou linoleato de retinila. Embora estes sejam menos eficazes que o retinol, eles são muito mais suaves para a pele e, portanto, também são frequentemente usados em hidratantes vendidos sem receita.
- Seus precursores são convertidos em retinol puro na pele.
- Em uma etapa intermediária, o retinol é convertido em retinal (retinoldeído) e depois em ácido retinóico ativo (ácido da vitamina A), que você pode conhecer na forma do retinóide (ou o derivado da vitamina A) tretinoína. Quanto maior a concentração de retinol, mais ele pode ser convertido em ácido retinóico.
Esse processo de conversão em vários estágios também é a razão para as diferentes eficácias das variantes individuais do retinol. Como os precursores do retinol, bem como ele próprio, requerem três ou duas etapas de conversão para se tornarem o ácido retinóico, parte do seu efeito é sempre perdido ao longo do caminho. Em vez disso, a tretinoína é usada diretamente na forma de ácido retinóico e, portanto, tem um efeito muito mais potente, não sendo encontrada em produtos cosméticos comuns. Quanto maior a concentração de retinol, mais forte o efeito. Porém, uma concentração mais elevada também implica um maior risco de irritar a pele.
O que é um soro de retinol?
Enquanto a maioria dos ingredientes ativos em cosméticos (incluindo tratamentos contra a acne) é usada na forma de cremes ou géis, o termo “sérum” também é frequentemente associado ao retinol. Estas são variantes com dosagens altas que lembram um óleo e, geralmente, são usadas apenas em uma quantidade de 1 a 2 cargas de pipeta por aplicação. Aconselhamos que você tenha cuidado com o sérum de retinol, pois ele pode causar irritação severa na pele, especialmente se a sua pele ainda não estiver acostumada com este ingrediente ativo.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Qual efeito o retinol tem na pele?
Mesmo que as diferenças entre as variantes individuais possam ser um pouco esmagadoras no início, o efeito do retinol fala por si. Seu espectro muito amplo de atividades inclui as seguintes propriedades:
- Refinamento de poros dilatados
- Redução das rugas
- Regulação da pele oleosa
- Redução das cicatrizes (da acne)
- Desaparecimento da hiperpigmentação (manchas de pigmento)
Talvez você já tenha lido sobre o fato do retinol auxiliar o desenvolvimento da estrutura da pele e, portanto, também funcionar efetivamente contra a acne e impurezas de pele. O que isso quer dizer? O retinol estimula a formação de novas células córneas e também está envolvido em muitos outros processos de desenvolvimento das células da pele. Além disso, ele auxilia a chamada síntese de colágeno (ou sua formação). Uma vez que a estrutura de colágeno nas camadas inferiores da pele garante sua flexibilidade, toda a estrutura é reforçada.
Por que o retinol tem um efeito antienvelhecimento?
Parte dos efeitos do retinol atuam contra as rugas, “renovando” a pele e, assim, tendo um efeito antienvelhecimento. O fato de o retinol deixar a sua pele mais fresca e suave se deve aos seguintes efeitos:
- Regeneração da pele através da formação de novas células corneas (corneócitos);
- Maior elasticidade da pele (ou menos rugas) através da produção de colágeno;
- Envelhecimento da pele mais lento devido ao seu efeito antioxidante.
Em relação ao último ponto: como o retinol, ou a vitamina A, é um chamado antioxidante, ele neutraliza ativamente os radicais livres. Este é um tipo de molécula que se forma na pele como resultado da radiação UV que, se combinado com gorduras, pode danificar as suas células. O retinol e outros antioxidantes (como a vitamina C e a vitamina E) podem impedir a oxidação dos radicais livres e, assim, proteger as células. Resultado: sua pele envelhece mais lentamente e menos rugas se formam.
Por que a acne não é tratada (mais) com retinol?
Com esse amplo espectro de efeitos, o retinol soa como um remédio milagroso no tratamento da acne e das manchas de pele. Enquanto o ingrediente ativo continua a desempenhar um papel importante, especialmente em remédios anti-espinhas vendidos sem receita, ele raramente é usado por dermatologistas. A razão é simples: os retinóides (como a tretinoína e o adapaleno) são variantes mais eficazes (e de ação mais rápida) da vitamina A, que se provaram eficientes no tratamento da acne por décadas.
Esses retinóides tópicos (externos) exigem receita médica e funcionam muito bem em cremes ou géis. Isso também os torna ideais para uma abordagem de tratamento holística, na qual você apoia o tratamento externo da acne com ingredientes ativos clinicamente testados em ajustes focados aos cuidados com sua pele, dieta e estilo de vida.
Como usar o retinol em seus cuidados com a pele?
Independentemente de você usar um creme (para o rosto) ou um sérum de retinol, no início, sua pele ainda não está acostumada com o ingrediente ativo. Para evitar irritações, faz sentido trabalhar gradativamente em direção a um uso permanente. Isso significa que é melhor começar com uma baixa concentração (menor que 0,3%) e usar apenas o creme (para o rosto), sérum ou outros produtos uma ou duas vezes por semana.
Dica: primeiro teste o ingrediente ativo em um ponto do seu antebraço e aguarde a reação, assim você pode descartar, com antecedência, uma possível intolerância.
Se a sua pele tolera bem o retinol, você pode aplicar, inicialmente, os produtos a cada dois dias à noite e, com o tempo, usá-los todas as noites. Se você ainda achar os efeitos muito fracos, comece a usar uma dosagem mais alta de retinol. Como cada pele é diferente e pode reagir de formas diferentes, é difícil dar recomendações gerais quanto a isso. Portanto, o melhor é consultar um dermatologista. Contudo a regra geral é: quanto mais lenta a progressão do aumento da dosagem, mais seguro é o tratamento para a sua pele.
É muito importante aplicar produtos como sérum de retinol ou creme facial sempre durante a noite, pois o ingrediente ativo é muito sensível à radiação UV. Ao mesmo tempo, ele também torna a sua pele mais sensível à luz. Por isso, é importante se certificar de proteger bem a pele do sol, usando FPS 50 mesmo em dias nublados.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Quais efeitos colaterais o retinol pode causar?
O mesmo se aplica a seus efeitos colaterais: cada pele é diferente. Os efeitos e a intensidade variam. Isso também depende muito da concentração de retinol em seus produtos. Especialmente em concentrações mais altas (a partir de 0,3%), sua pele pode apresentar os seguintes sintomas:
- Ressecamento
- Leve vermelhidão
- Descascamento fácil
Muitas vezes, os efeitos colaterais só podem ser observados nos primeiros dias e desaparecem rapidamente assim que a pele se acostuma com o retinol. No entanto, irritações de pele mais fortes também podem ser uma indicação clara de que a concentração de retinol é muito alta para a sua pele. Se não tiver certeza, ou se algo parecer incomum para você, é melhor parar de usá-lo e consultar um dermatologista.
Os efeitos colaterais mencionados, geralmente, podem ser aliviados se você fizer uso regular de um hidratante. É importante que o creme seja à base de água e não contenha ingredientes comedogênicos (causadores de cravos).
Posso usar cremes de retinol durante a gravidez?
Ainda não foi possível provar se produtos com maior concentração de retinol (como o sérum de retinol) podem ter consequências negativas para o nascituro durante a gravidez ou durante a amamentação. Os dermatologistas, geralmente, desaconselham o tratamento com retinol durante esse período.