Óleo de coco para impurezas de pele: útil ou prejudicial?
Como um produto de tratamento para a pele à base de plantas, o óleo de coco é, frequentemente, apontado como um protagonista no tratamento de manchas, acne e cicatrizes de espinhas.
Aqui você vai descobrir o seu funcionamento, por que você deve ter um cuidado especial ao tratar a acne e as manchas de pele com óleo de coco e qual alternativa a FORMEL Skin oferece para você.
Índice
Quais efeitos o óleo de coco tem na pele?
Foi comprovado que o óleo de coco contém alguns ingredientes que podem ter um efeito positivo na pele. O óleo do fruto do coqueiro contém vitamina E, que pode ter um efeito preenchedor e rejuvenescedor. Por outro lado, o ácido láurico nele contido pode ser antibacteriano e anti-inflamatório na pele irritada, também ajudando na neurodermatite.
Este óleo também contém muitos ácidos graxos saturados (lipídios), razão pela qual ele é, particularmente, adequado para tratar a pele seca de todo o corpo. O óleo de coco puro não contém álcool ou silicone, o que o torna muito popular entre as pessoas interessadas em cosméticos naturais.
O óleo de coco pode causar espinhas?
Se você já usou o óleo de coco, não apenas em cuidados com a pele, sabe que ele é rico e oleoso. Essa é uma grande desvantagem. Ele pontua 4 em 5 na escala de comedogenicidade, que mede o efeito entupidor de ingredientes nos poros da pele. O óleo de coco é, portanto, um ingrediente altamente comedogênico. Em peles oleosas ou mistas, as comparações entre o antes e o depois mostram como ele pode promover ou agravar manchas, cravos e acne.
O óleo de coco é, assim, uma escolha ruim para o tratamento da pele impura e propensa à acne (no rosto) e, se aplicado em áreas afetadas por espinhas, pode até ser prejudicial. Ao invés disso, para a maioria dos tipos de pele, principalmente em pessoas propensas à acne, espinhas e pele oleosa, é aconselhável evitar o uso de ingredientes comedogênicos, como o óleo de coco, e fazer uso de um hidratante à base de água. Mesmo quando usado como removedor de maquiagem, recomenda-se cautela. Certifique-se de retirar completamente os resíduos oleoso das áreas aplicadas através da lavagem.
Por outro lado, se você tende a ter a pele muito seca, o uso ocasional do óleo de coco pode ser útil. É importante que você fique de olho nos efeitos que ele causa e que pare de usá-lo em caso de efeitos negativos. O seu médico pode te orientar e analisar se o óleo de coco é adequado para a sua pele.
Primeiros resultados visíveis após 6 semanas
Com a FORMEL Skin, você encontra um tratamento que mais se adequa aos seus objetivos. Através de uma análise profissional da sua pele, os médicos especialistas selecionam ingredientes ativos apropriados para você e entregam o seu tratamento exclusivo diretamente na sua casa. Os primeiros resultados são visíveis após apenas 6 semanas.
Acne e espinhas: quais alternativas existem ao óleo de coco?
Infelizmente, como muitos outros ingredientes e produtos da moda, o óleo de coco não é um remédio universal para espinhas, acne e ressecamento. Deste modo, soluções individuais têm o seu valor no tratamento de problemas de pele.
Portanto, se você tem tendência a ter manchas ou acne, é importante discutir essas questões com o seu médico e trabalhar em conjunto para encontrar uma solução personalizada para você. Com a FORMEL Skin, isso pode ser feito facilmente do conforto da sua casa. No início do seu tratamento, você preenche um questionário online sobre a sua pele e nos envia fotos do seu rosto. Com base nisso, os médicos especialistas criam um plano de tratamento personalizado e o enviam diretamente para a sua.
Você terá acompanhamento médico durante todo o período de tratamento e os primeiros resultados são visíveis em apenas 6 semanas. O seu médico adaptará a sua rotina de cuidados de acordo com a evolução da sua pele, que é analisada nos check-ins regulares. Se você tiver perguntas sobre o uso do óleo de coco em sua pele ou se notar efeitos colaterais após o tratamento, você pode facilmente entrar em contato com a FORMEL Skin e tirar as suas dúvidas.
Qual é a melhor forma de usar o óleo de coco?
Você já perguntou ao seu médico se o uso do óleo de coco é adequado para a sua pele e, depois disso, se interessou em um tratamento com ele? Não somente no cuidado da pele, mas também em outras áreas, há algumas aplicações onde este óleo pode ser muito útil:
- Óleo de coco nos cuidados com o corpo: o óleo de coco pode ser usado para hidratar áreas secas em todo o corpo que não são afetadas pela acne. Se você tende a ter alta concentrações de impurezas e/ou espinhas em áreas como as costas ou as nádegas, não aplique o óleo de coco nessas regiões. Não se esqueça de esfoliar regularmente as áreas tratadas para remover os resíduos do óleo.
- Óleo de coco para os cabelos: o óleo de coco é ideal para cabelos secos como tratamento sem enxágue para as pontas ou como máscara capilar. Basta passar uma pequena quantidade uniformemente nas pontas do cabelo ou distribuir uma quantidade maior ao longo dos fios e enxaguar abundantemente após 30 minutos. É importante não aplicar muito óleo no couro cabeludo, pois isso pode levar a uma alta concentração gordurosa na região.
- Óleo de coco para as unhas: o óleo de coco pode ser usado nas cutículas, antes ou depois da manicure, para hidratar e mantê-las com uma aparência limpa. Aplicado na unha, ele tem um efeito fortalecedor e pode garantir um crescimento mais rápido.
- Óleo de coco para os cílios: assim como no cabelo, você pode aplicar óleo de coco nos cílios durante a noite como um tratamento condicionador. Para isso, é melhor utilizar um pincel limpo de rímel.
Sempre preste atenção aos possíveis efeitos colaterais quando utilizar o óleo em sua pele. Se notar algum efeito negativo, interrompa o tratamento imediatamente e entre em contato com o seu médico.