Como a niacinamida age no tratamento contra a acne?
A vitamina niacinamida é um verdadeiro coringa nos cuidados com a pele. Devido à sua boa compatibilidade com outros ingredientes ativos, ela é, frequentemente, utilizada em cosméticos e em produtos para o tratamento da acne.
Aqui explicamos o que está por trás da vitamina, como ela atua contra a acne e contra as impurezas da pele e o que mais vale a pena conhecer.
Índice
O que é niacinamida?
Talvez você conheça a niacinamida pelo nome vitamina B3. A niacinamida é solúvel em água e, relativamente, resistente ao calor e ao oxigênio. Por ser um componente de coenzimas, ela está envolvida em importantes processos metabólicos. A niacinamida contribui para a regeneração celular e fortalece indiretamente a função protetora natural da pele. Ela é produzida apenas em pequenas quantidades pelo corpo e, por isso, deve ser ingerida como complemento (como através dos alimentos). Este ingrediente ativo é utilizado em cosméticos e no tratamento da acne, além de ser, frequentemente, usado nos cremes da FORMEL Skin.
Como a niacinamida funciona contra a acne?
A niacinamida tem efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e de limpeza. Ao contrário de muitos outros ingredientes ativos em cremes para a acne, a niacinamida não resseca a pele. Em vez disso, ela reduz a produção sebácea, desobstrui os poros e reduz a inflamação. Como este ingrediente ativo é adequado para todos os tipos de pele, ele pode ser facilmente combinado com outras substâncias e adaptado para os cuidados personalizados com a pele, como é feito na FORMEL Skin
Como as imperfeições da pele são tratadas com a niacinamida?
A niacinamida (mais precisamente um subtipo dela: nicotinamida) é convertida pelo organismo na molécula NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo). Ela fornece energia para reações metabólicas em suas células. Nossa pele é composta por inúmeras células e, portanto, precisa de muita energia para manter a sua regeneração contínua. Assim, ela obtém muitos benefícios a partir da energia constante obtida através da nicotinamida ou da niacinamida. Este ingrediente ativo também tem um efeito positivo em muitos problemas e manchas de pele: espinhas, poros dilatados, hiperpigmentação, redução da elasticidade da pele e vermelhidão.
Peles secas se beneficiam do efeito hidratante da niacinamida, e em peles oleosas, este ingrediente regula a produção de gordura da pele (produção sebácea). Esta vitamina não só tem um efeito em peles danificadas, mas também age na prevenção de rugas finas como os primeiros sinais de envelhecimento da pele. Ao estimular e apoiar a produção de colágeno, a pele parece mais jovem por mais tempo.
Uma baixa concentração de niacinamida (de aproximadamente 2 a 10%) pode ser suficiente para obter um efeito positivo na textura da pele.
A niacinamida pode ser prejudicial?
A niacinamida é um ingrediente ativo muito suave que pode ser facilmente combinado com outras substâncias e, muito raramente, causa efeitos colaterais. Portanto, ela não tem efeito nocivo, mas é extremamente necessária como uma vitamina importante para o corpo. Em casos raros, uma dosagem muito elevada pode levar a hipersensibilidade ou irritação, devendo confirmar se isso não ocorreu por conta dos conservantes utilizados.
Niacinamida na gravidez
Ao contrário dos retinóides ou ácidos, a niacinamida é um ingrediente ativo muito seguro que também pode ser usado durante a gravidez.