Manteiga de Karité: o tratamento completo para a sua pele
A manteiga de karité (INCI: Butyrospermum parkii) é um elemento natural e completo para a pele, obtido a partir da polpa das nozes da árvore de karité. Da cabeça aos pés, a pele e o cabelo se beneficiam desta rica gordura vegetal. Aqui explicamos, exatamente, como a manteiga de karité afeta a pele.
Índice
O que é Manteiga de Karité?
As nozes da árvore karité, que cresce principalmente na África, na zona do Sudão, contêm a rica manteiga de karité. Os frutos da árvore são comestíveis, assim como a manteiga de karité não processada. Para obtê-la, as nozes são descascadas e moídas em um almofariz até se transformarem em uma massa marrom, que é vertida com água quente.
A manteiga de karité não refinada é amarelada (porque contém betacaroteno) com um leve cheiro de noz. Na maioria das vezes, você encontra manteigas de karité brancas e inodoras no mercado, que foram processadas posteriormente. Nestes casos, alguns dos seus nutrientes valiosos são perdidos. No seu estado natural, os nutrientes são preservados da melhor forma possível, mantendo muitas propriedades positivas para o cuidado com a pele.
A manteiga de karité contém muitas vitaminas e minerais. Ela é rica em ácidos oleicos importantes, que protegem a pele contra influências externas, além de reter a umidade e manter a pele macia e flexível a longo prazo. Alguns dos principais ingredientes são:
- Alantoína: anti-inflamatório, auxilia na cicatrização de feridas
- Vitamina E: antioxidante, protege as células da pele dos radicais livres
- Betacaroteno: antioxidante, substância vegetal secundária
- Ácidos graxos insaturados: anti-inflamatórios, reforça a barreira natural da pele
- Triterpenos: anti-inflamatório, antioxidante, antibacteriano
Os resultados significativos vem da combinação com ingredientes que têm um efeito positivo na pele ou no corpo.
Que efeito a manteiga de karité tem na pele?
O efeito antioxidante e hidratante da manteiga de karité proporciona um cuidado duradouro e pode promover a regeneração da pele. Ao contrário de outras gorduras vegetais (como o óleo de coco), a manteiga de karité tem um baixo nível de comedogenicidade (causador de cravos) e, portanto, é adequada para todos os tipos de pele. No entanto, a pele seca pode se beneficiar dos cuidados intensivos. A manteiga de karité é considerada cuidadora da pele, suavizante e protetora, sendo, facilmente, absorvida, além de reter a umidade da pele.
Manteiga de Karité para tratar a acne
A manteiga de karité enriquece os produtos cosméticos de tratamento da acne selecionados pela FORMEL Skin. Devido ao seu alto nível de tolerabilidade, ela pode ser facilmente combinada com outros ingredientes ativos, apresentando apenas um risco baixo de intolerância. Além de cuidar, a manteiga de karité também tem um efeito cicatrizante, fornecendo à pele a umidade necessária, contribuindo para a regeneração e auxiliando na cicatrização de feridas com o seu efeito anti-inflamatório.
Manteiga de karité em outros produtos cosméticos
Esta rica manteiga vegetal também pode ser usada para cuidados com o cabelo, lábios e corpo, bem como proteção contra o vento e outras intempéries. Até a aparência de cicatrizes e estrias podem ser melhorada com o seu uso regular. Por último, a manteiga de Karité é considerada eficaz na prevenção dos sinais de envelhecimento. A aparência da pele é melhorada pela promoção da circulação sanguínea. Pequenas rugas, muitas vezes, causadas pela pele seca, são combatidas pelo efeito hidratante da manteiga. Os óleos contidos nela criam um efeito isolante que protege a pele, os lábios, e também o couro cabeludo e o fios das influências externas, como o frio. Ao comprar produtos cosméticos, você deve verificar se a manteiga de karité foi processada para que todos os nutrientes necessários ainda sejam incluídos.