Eritromicina

Como a acne é tratada com eritromicina?

Se você pesquisar por remédios eficazes contra acne e espinhas, provavelmente encontrará a pomada de eritromicina.

Entenda como o antibiótico funciona contra as impurezas da pele, afinal, as pomadas nem sempre são o melhor produto. A FORMEL Skin ajuda você com ingredientes ativos selecionados e um tratamento personalizado para que você note os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que é eritromicina?

A eritromicina é um antibiótico do grupo dos chamados macrolídeos, frequentemente usado como alternativa à penicilina devido ao seu efeito semelhante. Ao contrário de alguns outros ingredientes ativos (como retinóides) que já apresentamos, a eritromicina não é usada somente no tratamento contra acne e manchas na pele, possuindo muitas áreas de aplicação diferentes. Elas incluem:

  • Terapia externa para feridas e queimaduras
  • Terapia interna para infecções bacterianas (como pneumonia, bronquite e amigdalite)
  • Terapia para doenças genitais (como sífilis, clamídia e infecções do trato urinário)

 

No campo de tratamento da acne, o antibiótico é usado apenas externamente (topicamente) e pode ajudar no tratamento de formas mais leves da acne. Isso também o torna adequado para uma abordagem de tratamento holística, na qual você utiliza cremes ou géis, fazendo ajustes em sua alimentação, no seu estilo de vida e em seus principais cuidados com a pele. 

Importante: os dermatologistas usam principalmente a clindamicina como antibiótico para o tratamento tópico da acne, pois ela combate as bactérias de forma muito eficaz. A eritromicina somente não é usada se o paciente apresentar alergia à clindamicina, ou se houver outra razão válida para a alternativa.

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Como a eritromicina atua contra a acne?

Se o uso da eritromicina for reduzido a apenas o essencial, o antibiótico ajuda a combater as bactérias causadoras da inflamação da acne (Propionibacterium acnes), reduzindo assim os sintomas inflamatórios como nódulos (pápulas) e pústulas (pústulas ou espinhas). Se a inflamação diminuir, a produção sebácea (oleosidade da pele) pode se dissipar melhor. Isso reduz o entupimento dos poros, que é a causa de cravos (comedões) e outros sintomas de acne.

A eritromicina não mata, ativamente, as bactérias da acne, mas ataca a sua produção de proteínas. Ou seja, ela impede que as bactérias possam acessar as informações genéticas necessárias para a produção de seus nutrientes. Como a reprodução das bactérias depende diretamente das suas proteínas, a eritromicina garante que elas não possam se multiplicar. Resultado: o sistema imunológico do corpo pode combater efetivamente as próprias bactérias enfraquecidas.

Além das corinebactérias (que também incluem as bactérias da acne), a eritromicina também atua de forma semelhante contra estafilococos, micoplasmas e estreptococos.

Como a acne é tratada com cremes de eritromicina?

Como mencionado no início, a eritromicina agora é aplicada apenas externamente na pele e – no que consta ao tratamento da acne e de manchas – não é mais prescrita na forma de comprimido. Se você pesquisar por eritromicina e acne, geralmente encontrará pomadas de eritromicina. No entanto, como a acne é frequentemente associada à pele oleosa, os dermatologistas costumam usar cremes, géis ou soluções com eritromicina, evitando o uso de pomadas.

Os compostos com eritromicina estão disponíveis sob prescrição médica em diferentes versões (nas dosagens de 0,5% a 4% de eritromicina) na farmácia e são, geralmente, aplicados em áreas limpas da pele, duas vezes ao dia. Dependendo do tipo de pele e de acne, pode levar várias semanas até que você veja os primeiros resultados positivos, que devem aparecer entre 4 e 6 semanas.

Importante: cremes, géis, pomadas ou soluções com eritromicina - ou outros antibióticos tópicos - devem ser usados ​​por, no máximo, 12 semanas por vez. Caso contrário, o seu corpo se acostumará com o ingrediente ativo e o efeito (futuramente) diminuirá. A fim de reduzir esse chamado "desenvolvimento de resistência", os antibióticos são, frequentemente, combinados com o peróxido de benzoíla (BPO) ou com outras práticas terapêuticas básicas durante o tratamento. Infelizmente, o efeito de resistência não pode ser completamente evitado. Com a FORMEL Skin você tem a vantagem de que os ingredientes dos cremes de tratamento e cuidado são adaptados individualmente a você e à sua pele desde o início. Por exemplo, o desenvolvimento de resistência pode ser evitado da forma mais eficaz possível sem ter que usar toda uma gama de produtos diferentes.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Que efeitos colaterais podem ocorrer com a eritromicina?

Quando aplicada apenas externamente, a eritromicina é muito bem tolerada na maioria dos casos. Os raros efeitos colaterais ocorrem na forma de leve irritação da pele (secura, descamação e leve ardência) e, geralmente, desaparecem após alguns dias, assim que a pele se acostuma com o ingrediente ativo. Alguns dos efeitos colaterais podem ser aliviados com um creme hidratante. 

Importante: certifique-se de que o seu hidratante é à base de água e não contém ingredientes comedogênicos (causadores de cravos). Se os efeitos colaterais persistirem por um longo período de tempo, causarem a formação de bolhas ou você sentir dor ou inchaço, é melhor consultar um dermatologista, porque uma alergia forte à eritromicina pode ser a causa.

Há também uma razão pela qual você só pode comprar eritromicina na farmácia com uma receita médica. Apesar desses pequenos efeitos colaterais, o ingrediente ativo pode levar a fortes interações com outros medicamentos, razão pela qual os potenciais riscos devem ser descartados em um acompanhamento com o dermatologista antes do início do tratamento. Elas incluem:

  • Não ingerir tetraciclinas simultaneamente (seus efeitos se cancelam)
  • Não apresentar alergia a antibióticos macrolídeos
  • Não possuir doença prévia relevante (problemas hepáticos ou arritmias cardíacas)

 

Além disso, você deve sempre manter a eritromicina longe dos olhos e das membranas mucosas, devido ao possível efeito irritante.

Posso usar pomadas e cremes de eritromicina durante a gravidez?

Os especialistas geralmente assumem que a eritromicina não é absorvida pelo corpo quando usada externamente e, portanto, não tem efeito na gravidez ou na amamentação. Porém, como esta suposição ainda não foi comprovada cientificamente, os dermatologistas aconselham esperar até depois da gravidez para dar início ao tratamento com a eritromicina.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura