Doxiciclina

Como a acne é tratada com a doxiciclina?

Em muitos casos, a acne e as manchas na pele podem ser tratadas de forma muito eficaz com uma abordagem holística e com medicamentos na forma de cremes ou géis.

No entanto, se este tipo de tratamento não for suficiente, os dermatologistas geralmente prescrevem antibióticos adicionais em forma de comprimidos que contêm doxiciclina e outros compostos.  

Aqui você descobre quando este ingrediente ativo é usado, como ele atua nos sintomas da acne, e em quais fatores você deve prestar atenção durante o tratamento. 

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que é a doxiciclina?

O ingrediente ativo doxiciclina pertence ao grupo de antibióticos das tetraciclinas. Por se tratar de um antibiótico de amplo espectro, a doxiciclina auxilia no tratamento de diversas infecções bacterianas. A área de aplicação abrange desde a bronquite e a pneumonia à doença de Lyme, doenças gastrointestinais, infecções do trato urinário, clamídia e malária.

Ao mesmo tempo, além da minociclina, a doxiciclina também é usada como antibiótico sistêmico interno no tratamento de formas moderadas e graves da acne. O termo “sistêmico” significa que, ao contrário de muitos outros medicamentos para acne, a doxiciclina não é aplicada localmente na pele usando cremes, géis ou soluções, mas funciona em todo o corpo através da corrente sanguínea. Portanto, a doxiciclina é prescrita por dermatologistas na forma de comprimido.

Como a doxiciclina funciona contra a acne?

Como a doxiciclina é um antibiótico das tetraciclinas, ela possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. No entanto, em vez de matar a própria bactéria da acne (Propionibacterium acnes), ela tem o chamado efeito bacteriostático. Isso significa que ela apoia o corpo, ou o próprio sistema imunológico para, em última análise, combater os patógenos bacterianos de forma independente. Desta forma, a inflamação diminui e menos sintomas inflamatórios, como nódulos (pápulas) e bolhas de pus (pústulas ou espinhas), se desenvolvem. 

Isso funciona porque a doxiciclina impede especificamente que as bactérias da acne se desenvolvam, se ancorando nos ribossomos das bactérias e impedindo que seus aminoácidos sejam convertidos em proteínas. Ao interromper essa cadeia de reprodução, as bactérias não têm mais acesso à proteína da qual precisam para sobreviver. Resultado: elas não podem mais se reproduzir e, portanto, sucumbem ao sistema imunológico do próprio corpo.

A doxiciclina também atua contra a acne?

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Como a acne é tratada com comprimidos de doxiciclina?

A maioria das formas de acne pode ser muito bem tratada externamente (topicamente) com cremes ou géis que contenham ingredientes ativos, como antibióticos (como a clindamicina), retinóides ou o peróxido de benzoíla (BPO). Esta forma de terapia é particularmente eficaz se você seguir uma abordagem holística. Isso significa que você apoia o tratamento dermatológico fazendo ajustes na sua alimentação, estilo de vida e em seus cuidados com a pele. Os comprimidos de doxiciclina geralmente são prescritos apenas como um suplemento para formas graves da acne, se a terapia externa não funcionar adequadamente. 

Em alguns lugares, os compostos de doxiciclina só estão disponíveis com receita médica nas farmácias. O seu médico discutirá com você, com antecedência, como você deve tomar os comprimidos. Muitas vezes, você tomará 100 miligramas de doxiciclina diariamente entre as semanas 1 e 3 de tratamento, reduzindo depois essa dose para 50 miligramas diários. Você pode ver as primeiras mudanças positivas em sua pele após um período de 2 a 4 semanas. No entanto, o tempo máximo de tratamento é sempre inferior a 12 semanas, caso contrário, o seu corpo se acostuma com a doxiciclina e o efeito dela desaparece. Para retardar ao máximo essas resistências, os dermatologistas geralmente prescrevem um creme adicional (com BPO, ou outro agente terapêutico básico) para tratamento externo. Infelizmente, o desenvolvimento da resistência não pode ser evitado 100%.

Dependendo de quais comprimidos de doxiciclina o médico prescreverá, você pode tomar a dose diária de uma só vez ou dividi-la ao longo do dia. Confie sempre e apenas na recomendação do seu médico. Muitas vezes, é aconselhável tomar os comprimidos com o estômago vazio, se possível, pois isso potencializa o seu efeito. Para melhor tolerabilidade, você também pode tomá-lo junto com uma refeição. De qualquer forma, é importante que você beba muita água ao fazer uso da doxiciclina. Leite (e outros líquidos contendo cálcio) não são uma alternativa boa, pois o antibiótico reage com os sais do cálcio e seu efeito é enfraquecido. Portanto, você geralmente deve esperar de 2 a 3 horas antes de ingerir alimentos ricos em cálcio (como laticínios ou sucos de frutas contendo leite e derivados).

 

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Quais efeitos colaterais a doxiciclina pode causar?

Ao contrário de cremes ou géis antibióticos tópicos (como aqueles que contêm clindamicina), os antibióticos em forma de comprimido são frequentemente menos tolerados. Embora a doxiciclina seja mais fácil de ser digerida em muitos pacientes do que a minociclina, ainda podem surgir diferentes efeitos colaterais. Sobretudo, queixas gastrointestinais na forma de náuseas ou vómitos são típicas de antibióticos. Os seguintes efeitos colaterais ocorrem mais raramente:

  • Irritação das mucosas da boca e garganta;
  • Irritação do pâncreas;
  • Cansaço e apatia.

É particularmente importante que seja avaliado com antecedência se você tem ou não alergia à doxiciclina. Efeitos possíveis seriam o inchaço facial e dificuldades respiratórias leves. Em geral, você deve sempre entrar em contato com seu médico se notar algo incomum ou se sentir efeitos colaterais.

O que devo observar durante o tratamento com a doxiciclina?

Assim como acontece com a maioria dos outros antibióticos, há alguns medicamentos e ingredientes ativos que você não deve tomar com a doxiciclina. Caso contrário, podem ocorrer interações medicamentosas ou redução da eficácia do seu tratamento. Isso inclui:

  • Antibióticos
  • Isotretinoína
  • Penicilinas
  • Suplementos de cálcio, ferro, zinco e magnésio
  • Suplementos multivitamínicos
  • Antiepilépticos
  • Colestiramina
  • Antiácidos

 

Você pode tomar alguns desses ingredientes ativos apenas algumas horas após a ingestão da doxiciclina. O melhor é consultar um dermatologista antes.

Também é muito importante que você fique longe do sol e da radiação UV o máximo possível durante todo o tempo em que estiver tomando a doxiciclina. Como as tetraciclinas (e especialmente a doxiciclina) aumentam a sensibilidade da pele à luz (ou seja, a fotossensibilização), há riscos de queimaduras solares e danos à pele. Por isso, recomendamos que proteja sempre todas as partes do corpo e aplique protetor solar com FPS 50, mesmo com o tempo nublado.

Posso tomar comprimidos de Doxiciclina durante a gravidez?

Os dermatologistas geralmente não recomendam a doxiciclina durante a gravidez ou amamentação, pois ela pode aumentar a possibilidade de danos no fígado de mulheres grávidas. Além disso, as crianças correm o risco de atraso no crescimento ósseo e descoloração permanente dos dentes. 

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura