Bakuchiol: uma alternativa para a vitamina A à base de plantas?
O bakuchiol é obtido inteiramente de plantas e, portanto, é cada vez mais comercializado como uma alternativa natural aos derivados da vitamina A (como o retinol).
Entenda como o bakuchiol funciona, como ele é usado contra acne e imperfeições na pele e por que ainda contamos com ingredientes ativos "clássicos" nos tratamentos personalizados da FORMEL Skin.
Índice
O que é o bakuchiol?
Para acne, manchas e rugas na pele, o retinol e a tretinoína, da família dos derivados da vitamina A (retinoides), são considerados os melhores ingredientes, por excelência, para a pele. Há algum tempo, um novo ingrediente vem atraindo cada vez mais atenção como uma alternativa suave ao tratamento com a vitamina A. Os sérums, óleos e cremes com bakuchiol garantem resultados idênticos quando usados com mais suavidade.
O bakuchiol é conhecido como um ingrediente ativo há muito tempo e é obtido como um extrato das folhas e sementes da árvore Babchi (Psoralea corylifolia). Tradicionalmente, ele é utilizado em tratamentos ayurvédicos. Há algum tempo, o bakuchiol é utilizado no desenvolvimento de produtos para diversas condições de pele, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Como tal, o bakuchiol é eficaz contra os sinais de envelhecimento da pele, reduzindo as rugas e tornando a pele mais firme através da acumulação de colágeno.
Antioxidantes como o bakuchiol também oferecem uma proteção contra as moléculas que atingem a pele através do meio ambiente e podem danificá-la em quantidade excessiva (os chamados radicais livres).
Ao mesmo tempo, o bakuchiol contém ácido glicólico, um alfa-hidroxiácido (ou AHA), que pode ter um efeito esfoliante na pele e promover a sua renovação rápida, eliminando a camada cutânea morta. Em conexão com o efeito calmante da substância, o bakuchiol também pode ter uma influência positiva no tratamento da acne e da hiperpigmentação.
Primeiros resultados visíveis após 6 semanas
Com a FORMEL Skin, você encontra o tratamento que mais se adequa aos seus objetivos de pele. Através de uma análise profissional, os médicos especialistas selecionam ingredientes ativos apropriados para você e enviam o tratamento exclusivo diretamente para a sua casa. Você verá os primeiros resultados após apenas 6 semanas.
O bakuchiol como alternativa ao retinol: o que devo considerar?
De onde vem a comparação entre o bakuchiol e o retinol? Um estudo clínico de 2018 testou os efeitos das duas substâncias e descobriu que ambas tinham um efeito quase idêntico em problemas de pele como hiperpigmentação e rugas. Os resultados também mostraram que a pele das pessoas testadas reagiu de uma forma significativamente menos irritada ao bakuchiol do que ao usar o retinol. Usuários também relataram que suas peles ficaram menos secas e menos sensíveis à luz após o tratamento com bakuchiol.
Os primeiros resultados do teste parecem promissores. No entanto, você deve ter cuidado. Pouquíssimos estudos foram realizados sobre os efeitos do bakuchiol e seus impactos a longo prazo ainda precisam ser monitorados.
Os resultados apresentados, não raramente, dão uma impressão enganosa de que o bakuchiol é uma forma de retinol à base em plantas. Porém, isso não está correto, pois o bakuchiol é uma substância completamente diferente e nova, que só tem propriedades semelhantes às do retinol. Desta forma, você não deve trocar as duas substâncias em sua rotina sem uma prévia avaliação médica.
Como incorporar o bakuchiol em minha rotina de cuidados com a pele?
Como sempre acontece com novos ingredientes ativos, você deve iniciar o seu primeiro tratamento usando o bakuchiol com cautela, testando a tolerância do produto em uma pequena área da pele (como o antebraço).
O ingrediente ativo, geralmente, é administrado na forma de sérum ou creme e pode ser incorporado à rotina da manhã e da noite em combinação com outros ingredientes hidratantes. Embora o bakuchiol torne a pele menos sensível à luz do que os derivados da vitamina A, é aconselhável que você aplique um produto de cuidado com fator de proteção solar suficiente na etapa final.
Ácido de vitamina A: um ingrediente ativo comprovado para a sua pele
Em contraste com o bakuchiol, o ácido da vitamina A, em suas várias formas (como a tretinoína e o retinol), foi exaustivamente pesquisado e seus efeitos foram repetidamente confirmados. A FORMEL Skin também conta com um cuidado personalizado no tratamento de imperfeições, acne e sinais de envelhecimento cutâneo, que inclui ativos (sob prescrição) do grupo da vitamina A.
Se, após uma avaliação inicial e individual feita pelos médicos especialistas, o ácido da vitamina A for um ingrediente adequado para você, criaremos uma rotina de cuidados personalizada com ingredientes calmantes e nutritivos, além do melhor ingrediente ativo. Isso minimiza os efeitos colaterais típicos que podem ocorrer ao usar o ácido da vitamina A. Ao preencher o nosso questionário online, você terá o seu tratamento convenientemente enviado para sua casa. Além disso, o seu médico adaptará os ingredientes ativos do produto conforme a evolução da sua pele. Os resultados você nota em apenas 6 semanas.
No decorrer do tratamento, os ingredientes do seu produto é adaptado regularmente de acordo com as condições da sua pele por meio de check-ins com o seu médico. Você estará em contato com este profissional durante todo o período de tratamento, e poderá enviar as suas dúvidas quando quiser. Se desejar substituir um derivado da vitamina A em sua rotina de cuidados por uma alternativa à base de plantas, como o bakuchiol, peça orientação profissional ao seu médico antes de fazer a troca.