Antioxidantes: proteção natural contra influências ambientais nocivas
Os antioxidantes (também conhecidos como eliminadores de radicais) desempenham um papel importante tanto no cuidado com a pele, quanto na nutrição. Devido ao seu efeito protetor, eles previnem irritações, impurezas e inflamações, além de contribuir para um aparência rejuvenescida da pele.
Índice
O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são referidos como "sequestradores de radicais". Os radicais livres são moléculas instáveis que são formadas durante o metabolismo. Devido à falta de um elétron, eles são reativos e podem reagir com intrusos e corpos estranhos no organismo e neutralizá-los. Em excesso, os radicais livres também reagem com outros compostos moleculares instáveis no corpo, dos quais roubam o elétron que falta.
A reação em cadeia resultante também é conhecida como "estresse oxidativo". Ela causa danos às células e tecidos e prejudica a capacidade de regeneração do corpo. No caso de estresse oxidativo prolongado, as células do corpo morrem prematuramente, a barreira da pele é enfraquecida e proteínas importantes como queratina, elastina e colágeno são quebradas. Isso também acelera o envelhecimento da pele e a formação de rugas. Em casos graves, os radicais livres também podem desencadear várias doenças de pele.
Como os antioxidantes neutralizam os radicais livres no corpo?
Os antioxidantes podem prevenir esse efeito reagindo com os radicais livres e neutralizando-os, doando um elétron. O corpo cria os seus próprios antioxidantes para se proteger. No entanto, esse mecanismo de proteção deve ser apoiado por uma alimentação que contenha antioxidantes e cuidados com a pele.
Primeiros resultados visíveis após 6 semanas
Com a FORMEL Skin, você encontra o tratamento que mais se adequa aos seus objetivos de pele. Com a ajuda de uma análise profissional, os médicos especialistas selecionam os ingredientes ativos apropriados para você e os produtos são entregues diretamente na sua casa. Você pode notar os primeiros resultados após apenas 6 semanas.
Geprüfte Experten
Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.
O que os antioxidantes fazem na pele?
O estresse oxidativo na pele é causado, principalmente, por danos ambientais, como radiação UV ou fumaça de cigarro. Essas influências externas podem causar grandes danos à pele a longo prazo e torná-la mais pálida, flácida e irritada. Os antioxidantes contribuem, portanto, para retardar o envelhecimento da pele causado por influências ambientais nocivas.
Ao longo da vida, o corpo produz cada vez menos antioxidantes. Desta forma, é importante auxiliar a pele desde o início com antioxidantes adicionais provenientes da alimentação e dos cuidados com a pele. Ao mesmo tempo, as influências ambientais nocivas, como fumaça de cigarro, radiação UV e estresse, responsáveis pela formação de radicais livres, devem ser reduzidas ao máximo.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Diferentes antioxidantes e seus efeitos
A categoria de ingredientes ativos dos antioxidantes inclui ingredientes ativos diferentes que, além de seus efeitos de ligação aos radicais, trazem outros benefícios para a pele e para a saúde em geral.
Vitaminas A, B3, C e EE
Há várias vitaminas entre os antioxidantes mais conhecidos que podem ser ingeridas tanto através da alimentação, quanto pelos cuidados com a pele:
Vitamina A: retarda o envelhecimento da pele de várias maneiras e, portanto, é um ingrediente popular na dermatologia. Por um lado, o ingrediente ativo neutraliza os radicais livres no corpo, promove a formação de colágeno e elastina e, por outro, estimula a renovação celular.
Vitamina B3: também conhecida como niacinamida, ela tem um efeito calmante e regulador da produção sebácea na pele, combatendo a formação de novas impurezas.
Vitamina C: o antioxidante mais conhecido, e também chamado de ácido ascórbico, é adequado para combater a pele pálida e cansada e eliminar os inchaços.
Vitamina E: também denominado tocoferol na dermatologia, não só tem efeito antioxidante, mas também hidrata e inibe a inflamação.
Oligoelementos (Selênio, Zinco)
Não só as vitaminas podem ter um efeito antioxidante, mas também minerais e oligoelementos como zinco e selênio, neutralizam os radicais livres na pele e têm um efeito calmante.
Glutationa
A glutationa é um dos antioxidantes endógenos mais fortes. Ela não é apenas eficaz contra o estresse oxidativo, mas também no combate aos vírus e outros patógenos. A formação da glutationa endógena diminui ao longo da vida. No entanto, o antioxidante pode ser fornecido ao corpo através de vários alimentos (como espargos, espinafres ou tomates) ou com a ajuda de suplementos alimentares contendo glutationa.
Ubiquinona ou Q10
O Q10 é um ingrediente comum em muitos cremes e sérums antienvelhecimento Ele pode ser produzida pelo próprio corpo e protege as células do coração, rins e fígado do estresse oxidativo. Como a produção do antioxidante pelo corpo diminui com o tempo, os cuidados com a pele com o Q10 podem ajudar a refinar a tez e prevenir rugas e linhas.
Tratamento com a FORMEL Skin — experiências
Por volta dos 16 anos, minha pele começou a ficar cada vez mais impura. Durante anos tentei comba...
Por volta dos 16 anos, minha pele começou a ficar cada vez mais impura. Durante anos tentei combater minha acne em vão, até que me deparei com a FORMEL Skin. O tratamento é super descomplicado. […]. Recuperei um pouco da minha qualidade de vida através da FORMEL Skin. Minha pele está muito mais saudável agora.
Akne Patientin, 5 Monate in Behandlung
Paciente com acne, 16 anos, 5 meses em tratamento
Cuidados e alimentação: como posso usar os antioxidantes?
Todos os antioxidantes têm em comum o fato de que reagem de forma fácil com os radicais livres, protegendo, assim, as moléculas do corpo. Eles podem ser obtidos tanto através dos alimentos, quanto através da rotina cuidados com a pele.
Cuidados com a pele
Uma rotina de cuidados com substâncias antioxidantes pode proteger a pele contra o estresse oxidativo não apenas por dentro, mas também por fora. Muitos cremes, máscaras e sérums de cuidado com a pele contêm diferentes antioxidantes. Cremes e sérums com vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (tocoferol) e coenzima Q10 (ubiquinona) são, particularmente, populares.
Os hidratantes de pele com proteção UV são úteis como um complemento, poia impedem que a radiação prejudicial penetre na pele e previne a formação de novos radicais livres.
Alimentos e nutrição
Para consumir o maior número possível de antioxidantes em sua dieta, você deve ingerir variadas frutas e vegetais frescos. Alimentos ricos em antioxidantes incluem frutas cítricas, além de tomate, cenoura e vegetais verdes como brócolis e couve. Bebidas como chá verde e chá branco e óleos naturais (azeite) também têm um efeito antioxidante.
Sucos de frutas não são tão eficazes em fornecer antioxidantes quanto frutas inteiras, porque a maioria dos compostos antioxidantes é armazenada sob a casca da fruta Você também não deve confiar em comprimidos, cápsulas e suplementos alimentares para o fornecimento de antioxidantes, mas sim contar com uma dieta equilibrada e rica em vitaminas.
Os seguintes alimentos são ricos em antioxidantes:
Frutas
- Maça
- Frutas cítricas
- Abacate
Legumes
- Tomates
- Cenouras
- Vegetais verdes (como couve e brócolis)
Outros alimentos
- Chá de urtiga
- Chá verde
- Chá branco
- Nozes
- Café