Como o ácido salicílico (BHA) atua na pele e contra a acne?
O ácido salicílico (BHA) não é apenas um dos ingredientes ativos mais comuns em produtos cosméticos e de antienvelhecimento, mas também é usado na dermatologia para tratar acne, espinhas e outras impurezas da pele.
Neste texto, mostramos como peelings, cremes e outros compostos com ácido salicílico funcionam na pele impura, além de contar o que você deve prestar atenção ao usá-los, e como a FORMEL Skin utiliza o BHA em produtos exclusivos para que você alcance os seus objetivos.
Índice
O que é Ácido Salicílico (BHA)?
Uma definição simples: o ácido salicílico é uma substância química que pode ser encontrada na natureza como um mensageiro das plantas. Uma de suas fontes é o gado de pasto, ulmária. O ácido salicílico tornou-se um dos ingredientes ativos mais conhecidos nos cuidados com a pele e no tratamento de manchas (como as de cravos e espinhas) como um peeling de fruta ácido e solúvel em gordura do grupo dos beta-hidroxácidos (BHA).
Isso fica claro quando se observa as prateleiras de cosméticos nos supermercados e farmácias. Seja em cremes, pomadas, gel de banho, shampoos ou géis higiênicos, o ácido salicílico pode ser encontrado em baixas concentrações (aproximadamente 2%) em uma grande variedade de produtos. No entanto, o BHA, ou ácido salicílico, ainda é usado na forma de peelings para combater acne, espinhas e cravos.
BBHA e AHA: qual é a diferença?
Do ponto de vista químico, ambos são ácidos hidroxicarboxílicos. AHA significa alfa-hidroxiácido e BHA significa beta-hidroxiácido. AHA são cascas de ácidos de frutas solúveis em água (como o ácido glicólico) que penetram mais profundamente na pele. Já o BHA tem um efeito superficial na camada córnea e, portanto, mais suave em seus peelings e cremes.
Como o ácido salicílico (BHA) afeta a pele?
A pele se regenera continuamente. As células mais velhas morrem e quando perdem seu núcleo celular (viram corneócitos) e se desprendem. Em média, esse processo leva 28 dias e pode ser acelerado por peelings de BHA com ácido salicílico. Os beta-hidroxiácidos têm um forte efeito queratolítico (ou seja, dissolvente da camada córnea) que ajuda a descamar a pele (promovendo a ceratólise) e a renová-la. Como resultado, o ácido também ativa a renovação celular e, portanto, não é apenas usado amplamente contra cravos, espinhas e outras impurezas da pele, mas também é considerado um ingrediente antienvelhecimento que pode contribuir para uma pele jovem e radiante.
Além disso, o ácido salicílico combina outras propriedades que corroboram para o seu uso frequente tanto em produtos cosméticos como dermatológicos:
- Queratolítico (que promove a dissolução da camada córnea)
- Dissolvente de gordura
- Refinamento dos poros
- Levemente anti-inflamatório e antimicrobiano (direcionado contra microorganismos/bactérias)
Estes efeitos tornam os produtos com ácido salicílico (como peelings de BHA) especialmente adequados para peles sensíveis, oleosas e mistas.
Acne e espinhas: o ácido salicílico (BHA) ajuda na pele?
Quer sejam cravos, espinhas ou outras impurezas da pele, encontrar os ingredientes ativos certos pode ser difícil. Por isso, através de uma análise do seu tipo de pele, médicos especialistas elaboram um plano de tratamento personalizado com ingredientes ativos adaptados às suas necessidades. Comece já respondendo o nosso questionário online!
Geprüfte Experten
Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.
Como os peelings de BHA (esfoliantes) ajudam contra acne e espinhas?
Uma das maiores vantagens do ácido salicílico é que ele penetra profundamente nos poros da pele e dissolve a produção sebácea acumulada. Isso cria uma espécie de “limpeza profunda” que combate e previne cravos, espinhas e outros sintomas de acne (acne vulgar). Em combinação com as propriedades anti-inflamatórias e de dissolução de gordura do BHA, o ácido salicílico é, praticamente, feito para ser usado em peles oleosas e manchadas. Devido à sua ampla gama de efeitos, o ácido salicílico tornou-se, ao longo do tempo, um verdadeiro polivalente em dermatologia. Produtos como cremes, géis higiênicos e adesivos com ácido salicílico também são usados contra verrugas, calos, psoríase e queratose pilar, sempre que distúrbios de cornificação da pele geram efeitos a serem tratados.
Escolha do ácido salicílico: com o que devo tomar cuidado?
Sejam peelings, cremes, pomadas ou soros, agora você pode comprar facilmente uma variedade de produtos com ácido salicílico em supermercados, drogarias e farmácias. Porém, o mais importante é a sua dosagem:
- Produtos com concentração de ácido salicílico de 0,5 a 2% estão disponíveis sem receita médica em drogarias e farmácias.
- Produtos com concentração igual ou superior a 2% de ácido salicílico estão sujeitos à necessidade de receita médica (de dermatologistas, por exemplo).
Mesmo que os peelings de ácido salicílico ou esfoliantes BHA sejam "clássicos" entre os produtos BHA, eles agora também estão disponíveis nas seguintes variantes em diferentes concentrações:
- Cremes, géis e pomadas com ácido salicílico (BHA);
- Géis de banho e shampoos com ácido salicílico (BHA);
- Tônicos e produtos de limpeza facial com ácido salicílico (BHA)
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
FORMEL Skin: produtos personalizados contra acne e espinhas
Cada pele é diferente, portanto, o seu tratamento também deve se adequar perfeitamente a você e à sua pele. Na FORMEL Skin, médicos experientes elaboram um tratamento personalizado e uma rotina de cuidados com a pele exclusivamente para você. Ao preencher o nosso questionário online, os especialistas selecionam os ingredientes medicinais exatos e de venda livre que correspondem aos seus objetivos, criando uma rotina de cuidados com a pele totalmente personalizada contra a acne e outros problemas de pele.
Através de check-ins online, você fica em contato direto com o seu médico que adapta regularmente os ingredientes ativos dos produtos, de acordo com a evolução do seu tratamento. Também enviamos os produtos para a sua casa, sem precisar marcar consultas.
Suas vantagens com a FORMEL Skin:
- Tratamento individual contra acne e outras impurezas da pele;
- Ingredientes ativos adaptados a você e à sua pele;
- Contato com um médico (check-ins);
- Tratamento totalmente da sua casa;
- Recarga automática dos produtos todos os meses (cancelável a qualquer momento);
- Frete grátis;
- Tratamento personalizado com garantia de devolução do dinheiro.
O tratamento contra a acne não te convenceu? Então você recebe o seu dinheiro de volta com apenas alguns cliques! Pedimos que você experimente os produtos por um período de, pelo menos, 60 a 90 dias para que eles tenham tempo de fazer efeito. Se não houver resultados, você pode nos enviar fotos da sua pele na área de login, e receber o seu dinheiro de volta em 7 dias.
Contra acne e espinhas: como usar peelings de ácido salicílico?
O efeito do BHA depende, principalmente, da sua concentração. Porém, mesmo produtos de baixa dosagem podem ser eficazes contra impurezas da pele e contra a acne. Ao iniciar o tratamento, você deve começar com uma dosagem baixa para que a sua pele se acostume lentamente com o ingrediente ativo. Assim que a sua pele não apresentar mais fortes reações, após alguns usos, você pode aumentar lentamente a concentração do ingrediente.
Recomendamos de 1 a 2 aplicações de peeling por semana. Com o tempo, você terá uma percepção da frequência certa. Se não tiver certeza sobre a concentração ou o número de aplicações, consulte um dermatologista.
Importante: após peelings químicos, como os de BHA, sua pele fica sensível à radiação UV. Portanto, é indispensável usar uma boa proteção UV (com protetor solar) com um alto FPS.
Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Peelings e cremes com ácido salicílico: existem efeitos colaterais?
Os possíveis efeitos colaterais do ácido salicílico dependem, principalmente, da sua concentração. A princípio, o ácido é bem tolerado. Em concentrações mais altas (especialmente acima de 2%), podem ocorrer reações cutâneas leves (como queimação ou coceira) e o ressecamento da pele.
Geralmente, você pode neutralizar estes efeitos colaterais usando um hidratante (com ingredientes não gordurosos e não comedogênicos). Mesmo ao usá-lo sem receita médica, você deve começar com uma concentração baixa para que a sua pele se acostume lentamente com o tratamento e para que você identifique possíveis intolerâncias ou alergias em um estágio inicial.
Posso usar ácido salicílico (BHA) durante a gravidez?
Em altas concentrações, o ácido salicílico (BHA) entra, parcialmente, na corrente sanguínea através da pele (absorção sistêmica) e é, então, excretado pelos rins. Produtos com concentrações maiores de ácido salicílico que exigem prescrição (a partir de 2%) não devem ser usados durante a gravidez ou amamentação. Neste casos, é recomendável o uso de produtos de baixa dosagem em áreas pequenas da pele (menores que 5 centímetros quadrados).
Alergia: tenho intolerância ao ácido salicílico?
Não importa se se trata de um peeling de BHA, um sérum, ou um creme com ácido salicílico, assim que um dos produtos desencadear uma reação em você, isso pode ser um indício de intolerância. As intolerâncias ao ácido salicílico não são incomuns e são chamadas de “pseudoalergias”. Isto significa que não é uma alergia no sentido clássico, mas uma intolerância aos sais (ou aos salicilatos) do BHA ou ácido salicílico.
É por isso que sempre aconselhamos que você teste os produtos BHA cuidadosamente em uma área do antebraço antes de usá-los no rosto. Desta forma, você pode descartar alergias ou intolerâncias. Se a sua pele tiver uma forte reação após o uso, na maioria dos casos isso pode não ser uma intolerância, mas uma forma de agravamento inicial comum.
BHA e o agravamento inicial: limpar a pele com ácido salicílico é normal?
Semelhante aos retinóides, o ácido salicílico, ou BHA, é um dos ingredientes ativos que podem desencadear o que é conhecido como “skin purging”. Este processo é, muitas vezes, avaliado como um efeito colateral mas, em última análise, apenas mostra que a sua pele responde ao ingrediente ativo. Substâncias que estimulam os processos de renovação da pele podem piorar temporariamente a aparência da pele, pois a limpam mais profundamente. Cravos fechados e espinhas profundas aparecem na superfície da pele e o rosto "floresce". Esse processo pode levar algumas semanas até que a aparência da pele melhore.