Como a acne é tratada com o ácido azelaico?
O ácido azelaico tem sido usado como medicamento na Alemanha desde a década de 1980. Ele se provou eficaz no tratamento da acne (acne vulgar) e da rosácea. Essa eficiência foi pesquisada e comprovada em inúmeros estudos.
Índice
O que é o ácido azelaico?
O ácido azelaico é um ácido dicarboxílico geralmente obtido a partir da levedura do trigo, da cevada ou do centeio. No entanto, ele também pode ser produzido sinteticamente. O ácido age como um peeling suave, limpando os poros e refinando a superfície da pele. Ele também é um ingrediente ativo anti-inflamatório, antibacteriano e comedolítico (dissolve os cravos).
Como o ácido azelaico é usado para tratar a acne?
O ácido azelaico tem muitas propriedades benéficas no tratamento da acne. Sua eficácia terapêutica se baseia principalmente no efeito antimicrobiano e na sua influência direta na queratinização da pele (hiperceratose folicular) que, muitas vezes, causa a acne. O ácido azelaico também tem um efeito anti-inflamatório. Devido à sua alta eficácia, usamos o ácido azelaico nos produtos da FORMEL Skin para combater a acne. Sintomas agudos (como pápulas, pústulas e vermelhidão) podem ser aliviados rapidamente e melhorados a longo prazo com o uso do ácido.
Primeiros resultados após 6 semanas
Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.
Como o ácido azelaico afeta as manchas e a textura da pele?
O ácido azeláico apresenta efeitos positivos não só no tratamento da acne, como também no da rosácea, em manchas da pele e em sinais de envelhecimento.
Rosácea: através de seus efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos, o ácido azelaico reduz os sintomas da rosácea e os melhora a longo prazo.
Espinhas: o efeito peeling previne a formação de espinhas e inibe as que já foram formadas. A produção sebácea da pele é regulada e os poros são refinados.
Tom de pele uniforme: o ácido azeláico foi usado pela primeira vez com o objetivo de clarear manchas na pele e depois foi direcionado para tratar a acne e a rosácea. O ácido tem um leve efeito de clareamento que desbota lentamente descolorações escuras (como danos causados pelo sol ou cicatrizes de acne).
Tom de pele radiante: à medida em que o ácido suaviza e afrouxa as áreas calejadas ou escamosas, a pele fica mais fresca e radiante, recuperando o seu brilho natural.
Antienvelhecimento: as propriedades antioxidantes do ácido azelaico protegem as células da pele das influências externas e previnem o envelhecimento.
Como limpar a sua pele:
1º passo
2º passo
3º passo
4º passo
5º passo
Como o ácido azelaico é usado?
Assim como acontece com muitos ingredientes ativos, o efeito do ácido azelaico depende da sua concentração (de 15 a 20%). Para manchas, acne e rosácea, as concentrações de 15% ou mais são, especialmente, eficazes.
Se bem tolerado pela sua pele, a concentração pode ser aumentada para 20%. No entanto, nessas concentrações, o ácido azelaico requer receita médica, pois o uso incorreto pode danificar a pele. Com menos de 10%, os produtos cosméticos podem ser usados na rotina de cuidados regulares e estão disponíveis sem receita. Porém, eles não são adequados para o tratamento de doenças agudas de pele. Ao contrário dos antibióticos, o ácido azelaico tem a grande vantagem de não desenvolver resistência bacteriana (resistência às substâncias ativas). Desta forma, ele também pode ser usado na terapia de longo prazo e de manutenção sem hesitação, mas sob supervisão médica.
Quais efeitos colaterais o uso do ácido azelaico pode causar?
Se a concentração for alta e se o ácido for usado incorretamente, pode ocorrer vermelhidão da área aplicada, coceira e irritação da pele. O tratamento médico com concentrações mais elevadas deve, portanto, ser prescrito após consultas periódicas com um dermatologista. Na FORMEL Skin, aumentamos a concentração de ácido azelaico somente quando o ingrediente ativo é bem tolerado e efeitos colaterais não são observados.
Ácido azelaico durante a gravidez
O ácido azelaico não é tóxico, teratogênico ou mutagênico. Isso significa que não afeta o feto ou o bebê, por isso também pode ser usado com segurança durante a gravidez ou amamentação após consultas com um dermatologista.