Ácido azelaico

Como a acne é tratada com o ácido azelaico?

O ácido azelaico tem sido usado como medicamento na Alemanha desde a década de 1980. Ele se provou eficaz no tratamento da acne (acne vulgar) e da rosácea. Essa eficiência foi pesquisada e comprovada em inúmeros estudos. 

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que é o ácido azelaico?

O ácido azelaico é um ácido dicarboxílico geralmente obtido a partir da levedura do trigo, da cevada ou do centeio. No entanto, ele também pode ser produzido sinteticamente. O ácido age como um peeling suave, limpando os poros e refinando a superfície da pele. Ele também é um ingrediente ativo anti-inflamatório, antibacteriano e comedolítico (dissolve os cravos). 

Como o ácido azelaico é usado para tratar a acne? 

O ácido azelaico tem muitas propriedades benéficas no tratamento da acne. Sua eficácia terapêutica se baseia principalmente no efeito antimicrobiano e na sua influência direta na queratinização da pele (hiperceratose folicular) que, muitas vezes, causa a acne. O ácido azelaico também tem um efeito anti-inflamatório. Devido à sua alta eficácia, usamos o ácido azelaico nos produtos da FORMEL Skin para combater a acne. Sintomas agudos (como pápulas, pústulas e vermelhidão) podem ser aliviados rapidamente e melhorados a longo prazo com o uso do ácido.

Primeiros resultados após 6 semanas

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Como o ácido azelaico afeta as manchas e a textura da pele?

O ácido azeláico apresenta efeitos positivos não só no tratamento da acne, como também no da rosácea, em manchas da pele e em sinais de envelhecimento. 

Rosácea: através de seus efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos, o ácido azelaico reduz os sintomas da rosácea e os melhora a longo prazo. 

Espinhas: o efeito peeling previne a formação de espinhas e inibe as que já foram formadas. A produção sebácea da pele é regulada e os poros são refinados.

Tom de pele uniforme: o ácido azeláico foi usado pela primeira vez com o objetivo de clarear manchas na pele e depois foi direcionado para tratar a acne e a rosácea. O ácido tem um leve efeito de clareamento que desbota lentamente descolorações escuras (como danos causados ​​​​pelo sol ou cicatrizes de acne).

Tom de pele radiante: à medida em que o ácido suaviza e afrouxa as áreas calejadas ou escamosas, a pele fica mais fresca e radiante, recuperando o seu brilho natural.

Antienvelhecimento: as propriedades antioxidantes do ácido azelaico protegem as células da pele das influências externas e previnem o envelhecimento.

 

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Como o ácido azelaico é usado?

Assim como acontece com muitos ingredientes ativos, o efeito do ácido azelaico depende da sua concentração (de 15 a 20%). Para manchas, acne e rosácea, as concentrações de 15% ou mais são, especialmente, eficazes.

Se bem tolerado pela sua pele, a concentração pode ser aumentada para 20%. No entanto, nessas concentrações, o ácido azelaico requer receita médica, pois o uso incorreto pode danificar a pele. Com menos de 10%, os produtos cosméticos podem ser usados ​​na rotina de cuidados regulares e estão disponíveis sem receita. Porém, eles não são adequados para o tratamento de doenças agudas de pele. Ao contrário dos antibióticos, o ácido azelaico tem a grande vantagem de não desenvolver resistência bacteriana (resistência às substâncias ativas). Desta forma, ele também pode ser usado na terapia de longo prazo e de manutenção sem hesitação, mas sob supervisão médica.

Quais efeitos colaterais o uso do ácido azelaico pode causar?

Se a concentração for alta e se o ácido for usado incorretamente, pode ocorrer vermelhidão da área aplicada, coceira e irritação da pele. O tratamento médico com concentrações mais elevadas deve, portanto, ser prescrito após consultas periódicas com um dermatologista. Na FORMEL Skin, aumentamos a concentração de ácido azelaico somente quando o ingrediente ativo é bem tolerado e efeitos colaterais não são observados.

Ácido azelaico durante a gravidez

O ácido azelaico não é tóxico, teratogênico ou mutagênico. Isso significa que não afeta o feto ou o bebê, por isso também pode ser usado com segurança durante a gravidez ou amamentação após consultas com um dermatologista. 

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura