Espinhas

Qual creme ajuda contra as espinhas?

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

Qual o melhor creme para espinhas?

Basicamente, não existe um “melhor creme” para espinhas, pois cada pele é diferente. Um bom "creme antiespinhas" deve, portanto, ser adaptado tanto ao tipo de pele quanto à gravidade do quadro. Também é importante fazer uma diferenciação entre hidratantes comuns, cremes para cuidados da pele vendidos sem receita médica e cremes para espinhas com prescrição.

Cremes de venda livre para espinhas

A aplicação de cremes deve fazer parte de toda rotina de cuidados com a pele. Produtos de limpeza e cuidados vendidos sem receita médica em farmácias também podem contribuir significativamente para o tratamento de espinhas, em especial se suas formulações contiverem ingredientes ativos comedolíticos (que dissolvem cravos), como peróxido de benzoíla ou ácido salicílico. Em alguns casos, no entanto, essas substâncias podem ocasionar em um ressecamento da pele, havendo a necessidade da aplicação de um hidratante com base não oleosa para resolver o problema.

Basicamente, ao escolher um hidratante, creme para o rosto e outros produtos de cuidado, você deve certificar-se de que eles possuam as seguintes características:

  • Ausência de perfumes e fragrâncias, evitando o risco de alergias de contato;
  • Ausência de ingredientes comedogênicos, que levam ao entupimento dos poros, como óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropila e oleth-3;
  • Ausência de álcoois prejudiciais à pele, como álcool SD, álcool propílico e isopropanol;
  • Presença, sobretudo, de ingredientes testados dermatologicamente, como zinco, pantenol e aloe vera;
  • pH baixo (pH 5 - 5,5).

Cremes contra as espinhas: remédios caseiros são uma alternativa?

Além disso, existem alguns remédios caseiros que costumam ser comercializados como alternativas aos cremes hidratantes e antiespinhas de farmácia. Agentes como aloe vera, argilas ou óleo de melaleuca podem ter um efeito positivo em sua pele. No entanto, você não deve se esquecer que remédios caseiros naturais também podem causar intolerância e efeitos colaterais. Portanto, aconselhamos que você experimente esses produtos com cuidado e entre em contato com um dermatologista assim que perceber qualquer reação incomum. Além disso, recomendamos que você evite tentar se tratar com creme dental, pastas caseiras para espinhas ou bicarbonato de sódio, pois na maioria dos casos esses produtos contêm substâncias que podem rapidamente causar irritação na pele.

3 produtos para tratar as espinhas

Com o tratamento personalizado da FORMEL Skin você recebe um produto personalizado e eficaz antiespinhas com ingredientes ativos que se adaptam perfeitamente à sua pele.

Tratamento profissional de espinhas com cremes prescritos

Embora cremes e produtos antiespinhas de venda livre possam apoiar o tratamento, eles são menos eficazes do que as versões vendidas apenas com prescrição médica. Um tratamento dermatológico tópico com medicamentos em forma de cremes e géis é, na maioria das vezes, muito eficaz, além de ser facilmente integrado na vida cotidiana do paciente – ao contrário daqueles com luz ou laser. Ao combinar diferentes ingredientes ativos, um amplo conjunto de efeitos pode ser construído, o que neutraliza diferentes aspectos do desenvolvimento de espinhas.

Os seguintes medicamentos e ingredientes ativos (entre outros) são usados ​​para um tratamento tópico da acne e das espinhas:

  • Retinóides – derivados da vitamina A, especialmente tretinoína e adapaleno;
  • Antibióticos – especialmente clindamicina, eritromicina e tetraciclinas;
  • Peróxido de benzoíla;
  • Ácido azelaico;
  • Ácido salicílico.

Quando combinados, esses medicamentos podem alcançar os seguintes resultados:

  • Redução de distúrbios de queratinização da pele (efeito queratolítico);
  • Combate à bactéria causadora da acne Propionibacterium acnes – P.acnes (efeito antibacteriano);
  • Prevenção e alívio da inflamação (efeito anti-inflamatório);
  • Dissolução de cravos (efeito comedolítico).

Tratamento eficaz de espinhas com prescrições individualizadas

A grande vantagem de tratar as espinhas com a FORMEL Skin é ter um médico à disposição para criar a Sua Fórmula (creme com ingredientes ativos) de maneira personalizada e adaptar a sua composição às necessidades da sua pele. O curso da acne muda com o tempo. Se você teve, inicialmente, uma forma inflamatória (acne pápulo-pustulosa), essa pode se transformar em um quadro de acne comedônica, na qual os cravos predominam. Uma vez que o contato com o seu médico é frequente na FORMEL Skin, os ingredientes podem ser adaptados regularmente às respostas da sua pele.

O ajuste também é necessário, porque sua pele se acostuma gradativamente com os ingredientes ativos. Se, por exemplo, um creme antibiótico for empregado, ele deve conter princípios ativos (como peróxido de benzoíla e retinóides) e não deve ser usado por mais de 12 semanas por ciclo de tratamento. Caso contrário, o corpo se acostuma com o ingrediente ativo e o efeito desaparece com o tempo, resultando em uma “resistência”.

Sua solução para uma pele perfeita

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Creme personalizado contra as espinhas: terapia de manutenção

Infelizmente, a acne e, portanto, a predisposição às espinhas ainda não podem ser completamente curadas e é por isso que novas imperfeições podem reaparecer mesmo depois de uma cura anterior. Por depender de diferentes fatores, como alimentação, estresse, ciclos menstruais nas mulheres, etc., o desenvolvimento dessas condições de pele podem surgir continuamente. Na FORMEL Skin, um médico especialista ajusta os ingredientes ativos ou a dose do seu produto ao longo do tempo.

Alimentação e estilo de vida: como complementar eficazmente o tratamento com cremes

Para resultados eficazes e duradouros, é necessário abordar o tratamento das espinhas da forma mais holística possível. Além de cremes e procedimentos dermatológicos, pode ser importante ajustar vários aspectos do estilo de vida pessoal e a alimentação. Hábitos que ajudam ativamente no combate às espinhas incluem:

  • Prática de exercícios físicos, aumentando o suprimento de oxigênio na pele por meio da circulação sanguínea;
  • Abandono do cigarro;
  • Prevenção do estresse;
  • Uso de maquiagem e cosméticos sem ingredientes comedogênicos, que levam ao entupimento dos poros, como parafina e lanolina acetilada.

Tratamento para espinhas e alimentação

Quando se trata de nutrição, estudos têm mostrado repetidamente que existem diferentes alimentos que podem ter um impacto negativo na pele e, portanto, promover o desenvolvimento de espinhas. Produtos lácteos (especialmente leite semidesnatado) e alimentos com alto índice glicêmico (IG) geralmente têm um efeito negativo na pele de muitos pacientes.

Um IG alto informa quantos carboidratos de cadeia curta um alimento contém. Uma vez que estes fazem com que o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, mais insulina é produzida no corpo. A insulina é responsável por fazer com que os carboidratos sejam convertidos em energia, mas, ao mesmo tempo, também estimula a produção de sebo. Essa superprodução pode obstruir os poros da pele com mais facilidade e levar ao surgimento de cravos, que, por sua vez, causam as espinhas quando se inflamam.

Exemplos de alimentos com alto índice glicêmico:

  • Malte;
  • Glicose;
  • Bebidas açucaradas;
  • Arroz branco;
  • Frituras;
  • Cereais matinais;
  • Pão branco.

Importante: cada pele é diferente e os alimentos mencionados acima podem não ter os mesmos efeitos em todas as pessoas. Porém, é fácil testar se e como eles te afetam ao removê-los de sua dieta por algumas semanas e registrar os efeitos em um diário alimentar.

Primeiros resultados após 6 semanas

Na FORMEL Skin, um médico especialista te acompanha durante todo o tratamento e ajusta os ingredientes ativos dos seus produtos individualmente. Mesmo que cada pele seja diferente, você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura