

Espinhas causadas pelo consumo de laticínios - o que fazer?
Muito se discute sobre a relação exata entre alimentação e o desenvolvimento de espinhas e outras condições de pele. No entanto, existe um ponto sobre o qual a maioria dos cientistas e dermatologistas concorda: o leite de vaca e os produtos lácteos têm um impacto significativo na aparência da nossa pele. Vamos te mostrar por que isso acontece e o que você pode fazer contra as espinhas causadas pelo consumo de leite e seus derivados.

Índice
Por que os produtos lácteos podem causar cravos e espinhas?
Se você já buscou informação sobre o tema “nutrição e acne”, você deve ter se esbarrado com o termo “índice glicêmico” (IG). Este é um sistema que classifica ou diferencia os alimentos de acordo com a quantidade de carboidratos neles contidos. Como regra geral, quanto maior o índice glicêmico, menos adequado é um alimento para uma dieta adaptada à acne ou pele sensível.
Existe uma razão simples para isso: para que os carboidratos possam ser convertidos em energia, mais insulina é produzida no corpo. Isso é um problema, porque a insulina também estimula a produção de sebo, que é uma das principais causas dos sintomas de acne e também do aumento da queratinização da pele. Como os carboidratos de cadeia curta fazem com que o nível de açúcar no sangue suba rapidamente e, portanto, causam uma alta necessidade de insulina, eles também são os mais prejudiciais à pele.
Por que o leite de vaca é um problema apesar de seu baixo índice glicêmico?
Embora o leite de vaca e seus derivados, geralmente, tenham um índice glicêmico baixo, no contexto do tratamento da acne eles estão, na maioria das vezes, no mesmo patamar que os líderes de IG, como pão branco, cereais matinais ou refrigerantes. Isso acontece porque, apesar de seu teor de carboidratos comparativamente baixo, eles ainda exercem influência direta e considerável na produção de insulina, causando, assim, o aumento do hormônio dihidrotestosterona (DHT) e do fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Enquanto o DHT estimula o crescimento das glândulas sebáceas, o IGF-1 promove, diretamente, a produção de insulina. Por esses motivos, o leite de vaca e os produtos lácteos são também chamados de “insulinotrópicos”, ou seja, estimulantes da produção de insulina.
Além disso, os cientistas acreditam que os hormônios contidos no leite de vaca também desempenhem um papel importante. Semelhante ao que acontece com os humanos, a produção hormonal das vacas durante a gestação está a todo vapor. Esses hormônios têm um efeito muito semelhante à insulina: ao serem ingeridos através do consumo do leite, eles podem, em certas circunstâncias, afetar nossa produção de andrógenos (hormônios sexuais masculinos) e, portanto, também favorecer o desenvolvimento de cravos e espinhas. Até agora, no entanto, suspeita-se que este efeito esteja mais associado ao leite de vaca puro e menos com produtos processados, como queijo ou iogurte.
Os laticínios estão realmente causando minha acne?
Cada organismo é diferente do outro e a forma como a alimentação influencia na aparência e textura da sua pele pode variar. Preenchendo nosso questionário, médicos especialistas fazem uma avaliação online da sua pele, esclarecem sobre as possíveis causas de seus cravos e espinhas e indicam qual tratamento é o melhor para você.
Deixar de consumir leite é suficiente para me livrar da acne?
Ao adaptar sua alimentação e evitar o leite de vaca e laticínios, você está criando uma base importante rumo a um tratamento bem-sucedido. Ainda mais eficaz que isso, no entanto, é adotar uma abordagem holística. Isso significa que, além da sua dieta, você também adapta vários aspectos do seu estilo de vida e dos cuidados com sua pele de forma a apoiar o tratamento dermatológico da maneira mais eficaz possível. Esses ajustes podem incluir, por exemplo, fazer exercícios físicos regularmente, não fumar e, ao escolher seus cosméticos e produtos de cuidado, certificar-se de que eles sejam feitos sem ingredientes causadores de cravos e álcoois nocivos. Você encontra tudo o que precisa saber sobre uma abordagem holística eficaz contra a acne em nosso panorama de tratamento.
Sua solução para uma pele perfeita

1º passo

2º passo

3º passo

4º passo

5º passo
Substituindo laticínios: qual é a solução para minha pele?
Cada pele é única e o fato de o consumo de laticínios realmente afetar sua acne pode não ser uma verdade absoluta. O melhor a se fazer é criar um diário alimentar e registrar nele como/se sua pele responde aos produtos lácteos. Para isso, basta remover todos os alimentos com maior teor de leite de sua dieta e observar como sua pele reage. É importante que você seja paciente: muitas vezes pode levar até 12 semanas para conseguir notar uma reação real à mudança.
Estudos mostram que o leite (semi)desnatado, em particular, pode influenciar a aparência da pele, uma vez que o problema está provavelmente atrelado à sua proteína e não à gordura. Se observado que os laticínios têm um efeito negativo nos sintomas da sua acne, é prudente, então, evitá-los completamente.
Como os produtos veganos vêm se tornando cada vez mais populares, abdicar do leite hoje em dia é muito mais fácil do que há alguns anos. Já é possível escolher entre diferentes opções, como leite de soja, aveia, amêndoa, arroz e coco, e também novos produtos têm chegado ao mercado para substituir queijos e iogurtes. Muitos dos nutrientes contidos no leite também estão presentes nesses produtos ou podem ser facilmente obtidos por meio de outros alimentos. Oleaginosas (especialmente avelãs, nozes e amêndoas) são ótimas fontes de cálcio, por exemplo. Mas atenção: muitos desses substitutos do leite contêm uma quantidade grande de adoçantes. Ao escolhê-los, você deve, portanto, optar pelas opções sem açúcar. Você encontra mais informações sobre como adaptar sua dieta à acne em nosso panorama de nutrição.

Primeiros resultados após 6 semanas
Na FORMEL Skin, um médico especialista te acompanha durante todo o tratamento e ajusta individualmente os princípios ativos do seu produto. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.